Museu do Homem do Nordeste sedia o 5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória
Entre 10 e 14 de outubro, o Museu do Homem do Nordeste - muHNE sedia o 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória. O evento, que também acontece nas cidades de Madrid, Lisboa e Rio de Janeiro, pretende discutir as relações da fotografia com a memória, a arquitetura de museus e a teoria museológica.
Serão realizadas mesas redondas, sessões de comunicação e conferências com pesquisadores de diversas instituições, das áreas de Arquitetura, Museologia, Fotografia, entre outros.
O seminário também contará com a abertura da exposição Porvir Faustino, dia 14, com obras do ceramista Porfírio Faustino, resultado de uma pesquisa do acervo do muHNE; e a oficina Recuperação e Museografia do 1º Pavimento do Edifício do MuHNE, dias 10 e 11 de outubro.
O objetivo da Oficina é desenvolver uma proposta de exposição para espaços do Museu do Homem do Nordeste, com Antônio Carlos Martins (Mast-Unirio), Cristiano Borba e Henrique Cruz (Fundaj), Cêça Guimaraens, Luiz Amorim e Virgínia Pontual (MDU/UFPE) e Vera Pires e Roberto Ghione (VPRGArq).
Nesta edição, o evento homenageia o fotógrafo pernambucano Benício Whatley Dias (1917-1976), cujos trabalhos articulam o Movimento Moderno e o Patrimônio, e dá continuidade aos encontros de profissionais e estudiosos da Arquitetura, Museologia e Patrimônio, organizados desde 2001 pelo Grupo de Estudos de Arquitetura e Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proaq), da UFRJ.
Também integram a parceria para o evento os departamentos de Museologia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT); os departamentos de Desenho e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA/ULisboa); a Universidade Politénica de Madrid (UPM); o Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), da UFPE; o Museu Histórico Nacional e o Museu do Homem do Nordeste.
Para participar da oficina, interessados deverão se inscrever através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão oferecidas 20 vagas e será fornecido material básico de desenho.
Interessados no seminário também poderão acompanhar os encontros via streaming:
Dia 13/10/2016: das 9 às 19h http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=31905 Dia 14/10/2016: das 8:30 às 19h http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=31906
Abertura do 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus e o diálogo entre fotografia e arquitetura
O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória, foi aberto na manhã da quinta-feira, 13 de outubro, na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/CasaForte. Marcaram presença as pesquisadoras Silvana Araújo (Museu Homem do Nordeste, Fundaj), Lucia Leitão (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, UFPE), Marion Teodósio (Departamento de Antropologia e Museologia, UFPE) e Cêça Guimaraens (UFRJ).
A socióloga Silvana Araújo, coordenadora geral de museus da Fundaj, salientou que o tema da fotografia e os conceitos de museologia social e antropologia visual são estudados pela Fundação Joaquim Nabuco desde 2009, utilizando-os como forma de pesquisa e objeto de estudo.
Logo após, contou com uma palestra do escritor Pedro Vasquez, que discursou sobre a relação da fotografia com a arquitetura, como uma arte interpreta a outra, e exibe algumas páginas do seu livro — ao qual chama de "poema visual" — Rio Revelado, feito em conjunto com o fotógrafo Cristiano Mascaro, apresentando alguns trabalhos fotográficos realizados na cidade do Rio de Janeiro.
"É uma interpretação, é o Rio revelado porque, em certos casos, a maneira do Mascaro fotografar surge como uma verdadeira revelação. Você passa em frente às coisas mas, por causa do cotidiano aflito, sempre com pressa, você não se detém para ver", comenta Vasquez
Se observa, nas imagens projetadas, fotografias da arquitetura de lugares como o Mosteiro de São Bento, a Escola de Belas Artes, o Jardim Botânico e o Palácio Pedro Ernesto, bem como do cotidiano carioca.
O livro é um registro de cenários urbanos muitas vezes ofuscados por uma paisagem natural, combinando fotos de prédios muito conhecidos às de construções menos familiares.
O evento, de nível mundial, também acontece nas cidades de Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal) e Rio de Janeiro (Brasil), sempre com o objetivo de discutir as relações da fotografia com a memória, a arquitetura de museus e a teoria museológica.
Programação:
10 e 11 de outubro
8h30 às 18h
Oficina Recuperação e Museografia do 1º Pavimento do edifício do muHNE
Antônio Carlos Martins (Mast-UniRio), Cristiano Borba e Henrique Cruz (muHNe), Cêça Guimaraens, Luiz Amorim e Virgínia Pontual (UFPE/MDU-LUP), e Vera Pires e Roberto Ghione (VPRGArq).
13 de outubro
Manhã
9h
Recepção e credenciamento
10h
Abertura - Auditório Calouste Gulbenkian
Silvana Araújo (muHNE), Lucia Leitão (MDU/UFPE), Marion Teodósio (DAM/UFPE) e
Cêça Guimaraens (UFRJ)
10h30 às 12h
Conferência
Pedro Vasquez, escritor, fotógrafo e editor. Fotografia e Memória. A lição do mestre: O rio revelado, de Cristiano Mascaro.
Debatedor: Mauricio Antunes (Fundaj)
13 de outubro
Tarde
14 às 16h
Sessões de comunicações
Sala 1
- Adrienne de Oliveira Firmo (FAU/USP) Fotografia e performance no ambiente museal – arquivo e exposição.
- Amanda Saba Ruggiero (FAU/USP) Nas quebradas de uma obra remontada
- Penélope Saliveros Bosio, Mariza Mariano Monteiro e Sofia Conceição Vilela da Cunha (UFPE) Documentação de uma Coleção Fotográfica
- Rita de Cássia Almeida da Costa (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro) A fotografia como método de monitoramento de práticas sustentáveis, de apropriação e preservação da paisagem cultural.
Coordenadora: Aline Galdino (LUP/UFPE)
Sala 2
- Lilian Mariela Suescun Flórez (MPEG) A construção do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi através das fotografias do final do século XIX e do início do XX.
- Maria Emília Lopes Freire (UFPE/IPHAN) O uso da fotografia do passado na interpretação das estruturas ferroviárias do presente: o complexo das oficinas ferroviárias em Jaboatão dos Guararapes - PE
- Rita do Monte (UFPB) O efêmero e o perpétuo: relações entre selfies e álbuns antigos na era da memória digital
Coordenadora: Mariá Faria (LUP/UFPE)
Intervalo
16h30 às 18h
Mesa-Redonda - Auditório Calouste Gulbenkian
-Cultura e Cidades
Virgínia Pontual (UFPE) Demolição do antigo e edificação do novo na cidade do Recife: Arranha-Ceús, Fotografia e Memória
-Lucia Veras (UFPE) Imagens e palavras na captura de paisagens do desejo para o centro do Recife
-Fabiana Bruce (UFRPE) A cidade de Benício Dias: visões para lembrar e esquecer
Moderador: Dirceu Marroquim (Prefeitura / Recife)
14 de outubro
Manhã
9h às 12h
Sessão de comunicações
Sala 1
- Claudia Cabral (UFRGS) Sobre modernidade e figuração. Niemeyer, Pedrosa, Gautherot e o Museu da Cidade, 1958-1960
- Nivaldo Vieira de Andrade Junior (UFBa) Estratégias projetuais de intervenção no patrimônio arquitetônico: Experiências de museus contemporâneos na América Latina
- Larissa Luanna Neves de Vasconcelos Silva, Aluízia Márcia Fonseca de Lima e Orlando de Cavalcanti Villar Filho (UFPB) Um novo olhar sobre os edifícios históricos
- Ana Luisa Oliveira Rolim (UFPE) A expressão do movimento no Museu Guggenheim
- Ingrid H. Ambrogi e Elaine Aparecida Jardim (USP e SENAC) Projeto Museu de Rua: revelando imagens de acervos fotográficos
Coordenador: Breno Borges (LUP/UFPE)
14 de outubro
Tarde
14h
Sessão de comunicações
Sala 1
- Silverio Syllas Saad (Mackenzie) Arquitetura da Experiência- As novas galerias de Inhotim
- Sônia Marques e Natállia Azevêdo (UFPB) Visões do Éden ou delírio coletivo? Sobre a recepção do Inhotim
- Robson Xavier da Costa (UFPB/UFPE) Fotografia e imagem da arquitetura na ótica do público do Inhotim
- Gleice Azambuja Elali (UFRN) Entre o acervo e a paisagem: Uma discussão sobre a percepção ambiental nos Museus Serralves/Portugal e Inhotim/Brasil
Coordenador: Márcio Bezerra (LUP/UFPE)
INTERVALO
15h30 às 17h
Mesa-Redonda - Auditório Calouste Gulbenkian
Fotografia e Memória
-Márcia Hazin (5ª SR/Iphan) A coleção de fotografias de Benício Whatley Dias no arquivo do Iphan em Pernambuco,
-Maria de Fátima Campello (Museu da Cidade do Recife) Os fotógrafos da DEPT/DDC e a construção da imagem do Recife (1939 - 1956)
-Rita de Cássia Araújo (Fundaj) Em nome do progresso: construção e destruição no Recife Moderno, 1930-1950
Moderador: Henrique Cruz (Fundaj)
17h às 18h
Conferência - Auditório Calouste Gulbenkian
Ulpiano Bezerra de Meneses, antropólogo e professor da USP.
Imagem visual, fotografia e memória: paradoxos e ambiguidades.
Debatedora: Cêça Guimaraens (MDU/UFPE)
18h
Abertura da exposição Porvir Faustino - Galeria Mauro Mota
Redes Sociais