Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fotógrafo Emiliano Dantas realiza oficina de etnografia visual na Fundaj
Início do conteúdo da página

Fotógrafo Emiliano Dantas realiza oficina de etnografia visual na Fundaj

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2016, 13h22 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 1314

O Museu do Homem do Nordeste promove, entre 25 de agosto e 8 de setembro, a oficina de etnografia visual com o fotógrafo e mestre em Antropologia Emiliano Dantas. Os encontros acontecerão das 15h às 18h e, nos sábados, das 9h às 12h. A oficina, prática e teórica, parte de uma breve introdução sobre a Antropologia Visual (AV) Latino Americana enquanto campo de conhecimento. Ao longo dos encontros, o grupo, por meio de técnicas de pesquisa da AV, vai realizar uma série de exercícios de leitura de imagem no acervo iconográfico da Fundação Joaquim Nabuco.

“O ponto chave da oficina é trabalhar a parte teórica utilizando o acervo iconográfico da Fundação e propor diálogos da produção regional com a produção latino americana, ainda pouco vista e debatida”, comentou o fotógrafo. Além das visitas técnicas ao acervo, a oficina também contará com expedições fotográficas nos bairros do entorno do Museu. Interessados devem enviar uma breve carta de intenções até o dia 16 de agosto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e colocar no assunto “Inscrição na Oficina de Etnografia Visual”.

Metodologia da Oficina – A oficina contará com aulas expositivas sobre os seguintes temas: Introdução à Antropologia e ao método etnográfico, Antropologia Visual Latino Americana e Narrativas visuais. Acontecerão visitas técnicas ao acervo do CEHIBRA/FUNDAJ, para conhecer os trabalhos antropológicos de René Ribeiro e Waldemar Valente, e as fotografias etnográficas de Rucker Vieira realizadas em pesquisas de campo. A metodologia conta ainda com expedições fotográficas nos bairros do entorno do Museu do Homem do Nordeste para produzir dados de pesquisa visual sobre as suas dinâmicas e transformações e análise das imagens realizadas nas atividades práticas.

Sobre o oficineiro - Emiliano Dantas é mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Fotografia, pelas Faculdades Integradas Barros Melo/AESO. Atuou como Consultor técnico no projeto Inventário Imagético do Museu do Homem do Nordeste e como pesquisador e fotógrafo da pesquisa "Linha de Montagem da Defesa Social sob Focos de Lentes". Já realizou exposições no Centro de Estudos Martianos em Havana, Cuba e no Museu da Abolição. Atualmente está com uma exposição em cartaz na Fundação Joaquim Nabuco, "Meeiros do Cacau", na sala Waldemar Valente.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.