Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Abertas as inscrições para o 12ª Concurso de Roteiros Rucker Vieira
Início do conteúdo da página

Abertas as inscrições para o 12ª Concurso de Roteiros Rucker Vieira

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2016, 15h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 1894

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Massangana Multimídia Produções/Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte está com inscrições abertas para a 12ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira. Serão selecionados dois projetos de documentário, com premiação bruta de R$ 80 mil (cada), enfocando o tema  Eu, Professor/a. Além da premiação em dinheiro, os roteiros vencedores desta 12ª edição do Concurso serão exibidos nacionalmente através da parceria da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)/MEC com a TV Brasil e disponibilizados  para escolas e universidades através de parcerias com secretarias de educação e cultura e espaços de exibição públicos. As inscrições seguem até 30 de setembro. 

A escolha do tema dialoga com as diretrizes do Plano Nacional de Educação, que estimula ações de valorização do docente na Educação Básica em três perspectivas: condições de trabalho, qualificação e o bem-estar desse profissional. “A valorização social da profissão do docente é uma condição fundamental para a melhoria da Educação Básica no Brasil, como previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). Assim, o objetivo desta 12ª Edição do Concurso Rucker Vieira é propiciar e incentivar a elaboração de roteiros que tenham como foco a autoimagem do docente da Educação Básica, ou seja, no contexto de seu bem-estar, como o professor se percebe como indivíduo e profissional”, destaca a coordenadora da Massangana Multimídia, Cynthia Falcão. O concurso é voltado para realizadores de Audiovisual, professores, estudantes e documentaristas.

Histórico – Há mais de uma década o Concurso de Roteiros Rucker Vieira vem conquistando espaço entre os editais nacionais em Audiovisual, sendo o único com a difusão voltada para a Educação. Ao receber inscrições de todas as regiões do País, o concurso cria oportunidades de formação de público e fomenta novas possibilidades de informação através da produção de documentários. O prêmio é uma iniciativa integrante do Programa Gestão e Manutenção do Ministério da Educação, com desdobramento na ação Promoção e Intercâmbio de Eventos Educacionais e Culturais. Seu objetivo é gerar produtos audiovisuais destinados à utilização em processos educacionais alinhados às diretrizes do Ministério da Educação e com vistas a estimular a produção independente de audiovisual do Brasil.

Sobre Rucker Vieira – Fotógrafo-cineasta pernambucano, nascido na cidade de Bom Conselho, Rucker Vieira (1931-2001), nome de referência do cinema brasileiro, trabalhou na Fundação Joaquim Nabuco, como fotógrafo e cinegrafista, onde foi diretor e um dos responsáveis pela criação da Filmoteca na década de 1970 – que no início da década de 1980 deu origem à Cinemateca da Fundaj, nacionalmente conhecida, principalmente pelo seu acervo sobre o Ciclo do Recife e o cinema pernambucano.

Edital e anexos estão disponíveis AQUI

Mais informações:

Massangana Multimídia Produções

Endereço: Rua Dois Irmãos, Nº 92 – Apipucos  – Recife – PE CEP: 52071-440

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Telefones: (81) 3073.6710 / 3073.6819 (8h às 12h e 13h às 17h)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.