“A educação nos ensina como é ser cidadão de um lugar e também nos ensina como é esse lugar”, professor Roger Dale
Teve início , no dia 27 de junho, na Fundação Joaquim Nabuco, o Seminário Internacional: Educação, Sociedade e Globalização. A Conferência de abertura coube ao professor Roger Dale, da Universidade de Bristol (Inglaterra), que discorreu sobre as relações entre Educação e Globalização, as consequências sofridas pela educação por causa do sistema capitalista e a importância de mudar o modelo de sistema educacional da maioria dos países. “A educação nos ensina como é ser cidadão de um lugar e também nos ensina como é esse lugar”, disse.
Presente na mesa de abertura, o professor Luiz Otávio de Melo Cavalcanti, em seu primeiro evento como presidente da Fundaj, deu as boas vindas ao público e ressaltou a importância da Fundaj como fomentadora de debates como este, promovido pelo Seminário Internacional. “Essencial para a sociedade e comunidade acadêmica”, pontuou. Ao conferencista, o novo presidente da Fundaj recomendou a leitura das obras do poeta pernambucano Carlos Pena Filho.
O Seminário prosseguiu à tarde com a mesa redonda Currículo, Identidades e Culturas no Mundo Globalizado, sob a coordenação de Andréa Tereza Brito (UFPE), palestra de Rosângela Tenório (PPGE/UFPE/Fundaj) e Moisés de Melo Santana (PPGECI/UFRPE), como debatedor.
No dia 28 de junho, às 9h, o Seminário prosseguiu na Sala Calouste Gulbenkian com a mesa redonda Globalização e os desafios para os sistemas educacionais: agenda internacional e práticas educacionais, em mais uma participação do professor Roger Dale, um dos palestrantes, junto a Jamil Cury (PUC/Minas), com debate conduzido por Silke Weber (UFPE) e coordenação de Ana Abranches (Fundaj). À tarde, os professores Luiz Dourado (UFG) e Elizabeth Macedo (UERJ) palestraram sobre As Bases Curriculares Nacionais e implicações para a Formação dos Profissionais da Educação, com Márcia Ângela Aguiar, como debatedora e coordenação de Alexandre Zarias.
Redes Sociais