Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj promoveu 3ª edição do Seminário Memória, Museologia e Patrimônio
Início do conteúdo da página

Fundaj promoveu 3ª edição do Seminário Memória, Museologia e Patrimônio

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2016, 14h41 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 1259

O Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj, promoveu no dia 27 de junho, a terceira edição do Seminário Memória, Museologia e Patrimônio. O evento foi gratuito e contou com palestras das professoras Juliana Ramos (Faculdade Estácio do Recife) e Neila Pontes (Rede Municipal de Educação do Recife). Na ocasião,foi lançado o e-book e a websérie do projeto Memória Social na Escola.

Os debates do Seminário giraram em torno das narrativas expográficas do Museu do Homem do Nordeste entre os anos de 1979 e 2008 e o processo de construção do discurso museológico, temas abordados nas dissertações de mestrado das palestrantes. “Se pudéssemos dar sentido mais humanizado às instituições para além das representações materiais, de pedra e cal, poderíamos pensar que trajetória histórica elas percorreram. Perceberíamos, assim, como tais territórios transitaram pelos tempos, pelas diferentes organizações político-sociais, como incorporaram valores sociais, como apontaram tendências, formaram opiniões, foram catalisadores de ideias. Assim, se o museu se configura como espaço onde se circunscrevem representações do passado e da vida coletiva da sociedade, decidimos fazer o exercício de transpor a análise e postulados da produção histórica para compreender o museu enquanto instância criadora de saber histórico”, comentou Juliana sobre sua pesquisa.

Neila Pontes é professora da Rede Municipal de Educação do Recife e possui mestrado em Antropologia e graduação em Educação Artística/Artes Plásticas, pela UFPE. Já Juliana Costa, é professora do curso de Pós-Graduação em Docência e Gestão no Ensino Superior Faculdade Estácio do Recife e supervisora pedagógica no Colégio Vera Cruz; possui mestrado em História Social da Cultura Regional e graduação no curso de Licenciatura em História, pela UFRPE.

Serviço:

Narrativas Expositivas do Museu do Homem do Nordeste: 1979 - 2008

Horário: 14h

Museu Educador - Memória, educação e a relação Museu-Escola

Horário: 16h

Data: segunda-feira (27)

Local: Sala Calouste Gulbenkian (Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte)

Endereço: Informações: (81) 3073.6368/6227


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.