Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Luiz Otávio de Melo Cavalcanti assumiu presidência da Fundação Joaquim Nabuco
Início do conteúdo da página

Luiz Otávio de Melo Cavalcanti assumiu presidência da Fundação Joaquim Nabuco

Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 17h00 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 1844

Tomou posse, na sexta-feira, dia 17 de junho, no Recife (PE), o novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), professor Luiz Otávio de Melo Cavalcanti. O ato, no gabinete da Presidência, contou com a presença do ministro da Educação, José Mendonça Filho, e servidores da casa. Em sua fala, o novo presidente da Fundaj afirmou que seu compromisso com a Educação é a primeira das razões para ter aceitado o convite de presidir a Fundação. “Não vou reinventar a roda. O PDI reflete a expressão das experiências de todos vocês. Recebi o desafio do ministro de tornar a Fundação reconhecida internacionalmente. Casa de Nabuco, de Gilberto Freyre”, disse.

Luiz Otávio fez questão de citar um encontro que teve, no final dos anos 1970, com o pesquisador da Fundação, Clóvis Cavalcanti, que o convidou a “abraçar a causa da ecologia e do desenvolvimento sustentável”. Na ocasião, recordou, foi criado o Parque Metropolitano Armando Holanda, no Cabo de Santo Agostinho.

O ministro Mendonça Filho destacou a confiança e a amizade que mantém com o novo presidente da Fundaj, “pessoa que tem a compreensão de que, para se ter sucesso na gestão, tem que se valorizar os servidores da casa, tem que montar equipe, ter compromissos com  projetos para a instituição”. O ministro afirmou que seu propósito é “respaldar e fortalecer a Fundaj”. “Sei que neste momento vivido pelo país, um momento singular pelo processo de mudança de bastão do poder, contestações existem, há questionamentos. Mas a gente não pode submeter um órgão, como a Fundação e o próprio Ministério da Educação a esse debate”, disse.

Bio – Luiz Otávio de Melo Cavalcanti é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1969, e pós-graduado em Planejamento Governamental pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), em 1972. O novo presidente acumula experiência na área acadêmica – docência na UFPE e Faculdade Santa Maria; na gestão de empresas privadas – Diretor Presidente da Faculdade Santa Maria e Diretor Superintendente do Diario de Pernambuco; e na gestão pública, ao exercer os cargos de Secretário da Fazenda e Secretário de Planejamento do Estado de Pernambuco, Coordenador Nacional de Regiões Metropolitanas (Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano | CNDU) no Ministério do Interior, em Brasília, Secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura do Recife, Secretário de Planejamento de Pernambuco, Técnico da Secretaria de Articulação com Estados e Municípios do Ministério do Planejamento, em Brasília e Auditor fiscal do Estado (Pernambuco), por concurso. O novo presidente da Fundaj tem livros publicados nas áreas da História, Administração, Cidadania e Literatura.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.