Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Emiliano Dantas inaugurou exposição fotográfica Meeiros do Cacau no Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj
Início do conteúdo da página

Emiliano Dantas inaugurou exposição fotográfica Meeiros do Cacau no Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 15h15 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 2212

Esse ano, a 14ª Semana de Museus abordou o tema Museus e paisagens culturais. Para a ocasião, o Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj, recebeu em sua programação a exposição fotográfica Meeiros do Cacau, do fotógrafo e mestre em antropologia Emiliano Ferreira Dantas. Com curadoria do próprio fotógrafo, a exposição conta com 20 fotos e é resultado da sua tese de mestrado Os meeiros do Cacau do sul da Bahia: trabalho, corpo e documentação.

A pesquisa de Emiliano começou em 2008 e buscou, através da etnografia e da observação participante, saber mais sobre vida dos meeiros de Cacau "para além de uma leitura perpassada por estereótipos ligados a exploração, pobreza e desigualdade", como afirma o próprio Emiliano nas considerações finais da dissertação. A palavra meeiro é usada por esses indivíduos para que eles se identifiquem não apenas como trabalhadores, mas como pessoas donas do seu próprio tempo e força de trabalho, que dividem a terra e a produção com os fazendeiros mas também possuem tempo livre para o lazer e o ócio.

Para Sílvia Barreto, Coordenadora Substituta de Exposições e Ações Culturais, do Museu do Homem do Nordeste, a pesquisa etnográfica de Emiliano vai além do factual e captura de forma poética representações mais complexas do ser regional. "O Museu quer abrir espaço para artistas e fotógrafos que trabalhem com memória para que possamos expandir o diálogo sobre a identidade nordestina, buscando versões mais complexas do que é ser nordestino. A questão identitária precisa de um aprofundamento maior", acrescenta Sílvia.

A exposição está em cartaz desde 21 de maio e segue até 31 de julho na galeria Waldemar Valente, no Museu do Homem do Nordeste.

Confira, aqui, a entrevista de Emiliano Dantas à Lara Ximenes, no Blog da Fundação.

Serviço

Exposição Meeiros do Cacau, de Emiliano Dantas

Abertura: sábado (21/05)

Horário: 16 horas

Visitação: até 31 de julho

Horários: Terça a sexta-feira: 8h30 às 17h | Quarta-feira: 8h30 às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 18h

Endereço: Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj (Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife)

Mais informações: 81.3073-6340

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.