Emiliano Dantas inaugurou exposição fotográfica Meeiros do Cacau no Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj
Esse ano, a 14ª Semana de Museus abordou o tema Museus e paisagens culturais. Para a ocasião, o Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj, recebeu em sua programação a exposição fotográfica Meeiros do Cacau, do fotógrafo e mestre em antropologia Emiliano Ferreira Dantas. Com curadoria do próprio fotógrafo, a exposição conta com 20 fotos e é resultado da sua tese de mestrado Os meeiros do Cacau do sul da Bahia: trabalho, corpo e documentação.
A pesquisa de Emiliano começou em 2008 e buscou, através da etnografia e da observação participante, saber mais sobre vida dos meeiros de Cacau "para além de uma leitura perpassada por estereótipos ligados a exploração, pobreza e desigualdade", como afirma o próprio Emiliano nas considerações finais da dissertação. A palavra meeiro é usada por esses indivíduos para que eles se identifiquem não apenas como trabalhadores, mas como pessoas donas do seu próprio tempo e força de trabalho, que dividem a terra e a produção com os fazendeiros mas também possuem tempo livre para o lazer e o ócio.
Para Sílvia Barreto, Coordenadora Substituta de Exposições e Ações Culturais, do Museu do Homem do Nordeste, a pesquisa etnográfica de Emiliano vai além do factual e captura de forma poética representações mais complexas do ser regional. "O Museu quer abrir espaço para artistas e fotógrafos que trabalhem com memória para que possamos expandir o diálogo sobre a identidade nordestina, buscando versões mais complexas do que é ser nordestino. A questão identitária precisa de um aprofundamento maior", acrescenta Sílvia.
A exposição está em cartaz desde 21 de maio e segue até 31 de julho na galeria Waldemar Valente, no Museu do Homem do Nordeste.
Confira, aqui, a entrevista de Emiliano Dantas à Lara Ximenes, no Blog da Fundação.
Serviço
Exposição Meeiros do Cacau, de Emiliano Dantas
Abertura: sábado (21/05)
Horário: 16 horas
Visitação: até 31 de julho
Horários: Terça a sexta-feira: 8h30 às 17h | Quarta-feira: 8h30 às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 18h
Endereço: Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj (Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife)
Mais informações: 81.3073-6340
Redes Sociais