Fundaj promove atividades educativas para a 14ª Semana Nacional de Museus
Em comemoração à semana, entre 16 e 23 de maio, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) irá promover ao longo do mês uma série de atividades no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), Engenho Massangana/Muhne e Cinema do Museu. Por meio do projeto Curta os Circuitos, os estudantes das escolas Estadual Madre Iva (Cabo de Santo Agostinho), Cândido Duarte (Recife) e Escola de Referência do Ensino Médio Padre Osmar Novaes (Paulista) farão uma imersão ao longo do mês, com direito à participação em mediadas, intervenção expográfica e oficina de intervenções sobre fotografias de acordo com o tema deste ano: Museus e Paisagens Culturais.
Além da imersão aos equipamentos da Fundação, os estudantes participarão de um circuito especial às localidades onde estão sediadas as escolas. “O objetivo é debater sobre suas paisagens culturais e de como elas se constituem”, comenta Mariana Ratts, coordenadora do Serviço Educativo do Muhne. “O circuito foi organizado pelos educadores do Museu de forma colaborativa com os professores destas escolas. O circuito amplia a experiência museal dos estudantes, uma vez que inclui passeios aos espaços públicos e privados significativos do cotidiano da comunidade escolar, onde os alunos serão instigados a identificar e registrar as transformações na cultura visual da cidade e refletir sobre como são constituídas as memórias destes locais”, destaca.
Da próxima segunda-feira (9) até sexta-feira (13), os estudantes participam da Oficina de Intervenções Sobre Fotografias: Experiência de Colorização, realizadas simultaneamente no Muhne (Cândido Duarte e EREM Padre Osmar Novaes) e no Engenho Massangana (Escola Estadual Madre Iva). Nessa oficina, cada aluno poderá fazer intervenções na sua própria foto impressa, criando novas estéticas, colorações e conceitos. Na culminância, dia 27, o Cinema do Museu irá exibir uma sessão especial para debater sobre o tema paisagem cultural. Os trabalhos criados nas oficinas também serão expostos.
Intervenções – Durante todo o mês de maio, as visitas mediadas ao Museu do Homem do Nordeste serão desenvolvidas de acordo com a temática da Semana junto à exposição de longa duração do Muhne e às exposições em cartaz nas galerias da Fundação: Assim - Enjoy in the silence e Patrimônio em Disputa. Esta última também será visitada pelos grupos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentro do projeto Uma Noite No Museu, destinado às visitações noturnas.
O hall do Muhne irá abrigar a intervenção expográfica Monóculo Cultural: Olhar Emergente, que expõe fotografias do projeto de pesquisa Nordestes Emergentes, realizado pela Fundação em 2012 e 2013, tendo os monóculos como suporte. As imagens, ampliadas, serão material de estudo para as atividades educativas: Laboratório de Intervenção em Fotografia Transforme Sua Paisagem e a Oficina de Intervenções Sobre Fotografias: Experiência de Colorização.
Redes Sociais