Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco em destaque no UOL
A pesquisa Qualidade Educacional e Gestão Escolar, coordenada pela pesquisadora Verônica Fernandes, da Fundação Joaquim Nabuco, ouviu 36 diretores de escolas de 32 municípios do Nordeste (em Pernambuco, foram os municípios de Quixaba, Tuparetama, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Vertentes, Camaragibe e Olinda). Entre outros aspectos, a pesquisa comprovou que para que uma escola seja exitosa e alcance bons desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ela deve ter uma gestão democrática, com a participação da comunidade escolar no cotidiano escolar, no projeto político pedagógico, no conselho escolar e em projetos desenvolvidos na escola.
Das 36 escolas pesquisadas na Região Nordeste, que tiveram modelos de gestão considerados exitosos pelos indicadores educacionais da Região Nordeste, 86% tem Conselho Escolar e 92% Projeto Político Pedagógico.
O estudo coordenado por Verônica Fernandes foi inspirado por outras pesquisas, realizadas em parceria entre o Ministério da Educação com a UNESCO, o UNICEF, a Undime, o Banco Mundial e o BID, que tiveram como foco dar visibilidade ao diferencial das escolas que se destacavam, mesmo diante das adversidades de seu público, elencando fatores decisivos para os atores envolvidos. Quatro aspectos estiveram presentes na maioria dessas pesquisas: formação de professores, prática pedagógica, ambiente de aprendizagem, e boas condições de trabalho.
A matéria do UOL está disponível AQUI.
Redes Sociais