Servidoras da Fundaj iniciam Doutorado Interinstitucional
Cinco funcionárias da Fundação Joaquim Nabuco estão entre os 12 selecionados para o curso que integra projeto de qualificação do quadro técnico e de pesquisadores voltado à área da Educação.
A valorização dos professores e a interdependência entre Educação e Cultura são os temas presentes nos projetos de pesquisa das cinco servidoras da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), integrantes do primeiro doutorado oferecido pela instituição, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Doutorado Interinstitucional (Dinter) foi criado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, visando qualificar funcionários (pesquisadores e analistas em Ciência e Tecnologia) da Fundaj.
O primeiro e mais direto impacto da implantação do Dinter consiste no aprimoramento qualitativo dos servidores e na ampliação do seu quadro de doutores, com vistas a reforçar o desenvolvimento das ações da instituição no campo da pesquisa social. Já reconhecido centro de excelência na avaliação de políticas públicas educacionais e culturais e na formação de gestores, a Fundação Joaquim Nabuco busca aumentar sua contribuição para o sistema educacional brasileiro como um todo.
Após a conclusão do Dinter, essas servidoras da Fundaj estarão aptas a integrar o corpo docente dos cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados pela instituição.
Confira a linha de pesquisa desenvolvida pelas cinco representantes da Fundaj no Dinter:
Valorização dos Professores
“Políticas de Valorização Docente e o Bem-Estar Subjetivo no Trabalho: uma análise no estado de Pernambuco no período de 2002 a 2018” (Zarah Barbosa Lira)
Focado no sistema público estadual, a pesquisa trata da análise das políticas de valorização docente, no período de 2002 a 2018. Busca ainda identificar nessas políticas os aspectos que predizem o alcance do Bem-Estar Subjetivo (BES) no trabalho dos docentes do ensino médio.
“Estratégias de valorização dos professores nos governos estaduais de Pernambuco”(Verônica Fernandes)
Objetiva analisar as contradições presentes nas estratégias de valorização dos professores, adotada no estado de Pernambuco, a partir da relação governo e movimento sindical.
“Mestrados Profissionais em Rede Nacional: pesquisa e produção de conhecimento para formação continuada de professores da educação básica (2009-2018)” (Suiany Carvalho Padilha)
Analisa a contribuição dos mestrados profissionais em rede nacional para a formação continuada dos professores da educação básica durante o período de 2009 a 2018. Entre outras perspectivas, o estudo aferirá a contribuição deste para a qualidade da educação básica, a partir da pesquisa e produção do conhecimento gerado pelos mestrados profissionais.
Educação e Cultura
“O Programa Mais Cultura nas Escolas do Recife: de que interdependência entre Educação e Cultura estamos falando?” (Mônica Monteiro)
Se propõe a realizar uma avaliação do Programa Mais Cultura nas Escolas (PMCE), um programa governamental desenvolvido pelos Ministérios da Educação e da Cultura, que atua, de maneira articulada, nas escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal.
“Museus como espaço de inclusão social, a contribuição destes espaços para o protagonismo juvenil” (Graça Vasconcelos)
Investigará, entre outros pontos, a percepção de jovens em relação aos museus, a contribuição destes equipamentos de educação não-formal e suas potencialidades. A partir disso, a pesquisa traçará um diagnóstico propositivo para as práticas museais do país e para a Fundação Joaquim Nabuco.
Redes Sociais