Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > 11° Seminário Docomomo Brasil será realizado no Recife
Início do conteúdo da página

11° Seminário Docomomo Brasil será realizado no Recife

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 13h16 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 1576

De 17 a 22 de abril, Recife recebe o 11° Seminário Docomomo Brasil, voltado para arquitetos, urbanistas e todos os interessados nas obras artísticas e culturais produzidas pelo Movimento Moderno. A programação do Seminário, que está com inscrições abertas por meio do site http://www.seminario2016.docomomo.org.br, terá como tema central a discussão do campo ampliado do movimento moderno. A programação estará distribuída pelo Museu da Cidade do Recife, Forte e Praça das Cinco Pontas, além do cinema São Luiz. Os conferencistas são os renomados Paul Meurs, Andrey Schlee e André Tavares.  Haverá ainda a participação, como provocadores, dos professores e curadores José Tavares Lira, Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos. Dentre os temas abordados nas sessões do Seminário estão Artesanato e Design, Arte e Fotografia, Arquitetura e Estado, Conservação e Restauro, Projetos e Técnicas Construtivas e A Escala da Cidade.

A programação do encontro nesta edição foi elaborada com o objetivo de incluir expressões diversas da arquitetura e de ampliar para o público interessado e interessante da cidade. Além de palestras, lançamento de livros e mostra gratuita de longas e curtas-metragens no Cinema São Luiz, a programação do encontro inclui os Momotours, passeios pela cidade para que as pessoas possam ver e discutir arquitetura moderna e os desafios da preservação nas cidades contemporâneas. A atividade acontece nos dias 17, 21 e 22 (respectivamente domingo, quinta e sexta-feira), dividida em roteiros pela zona central, Boa Viagem, Cidade Universitária e Várzea, além de um percurso pelas praças projetadas por Burle Marx no Recife.

No sábado (16),  será inaugurada a exposição "Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio”, no Parque Dona Lindu, Galeria Janete Costa, a partir das 17h. Outras duas exposições - (Arquitetura Moderna Latino Americana e Reuso de Edificações na Holanda), estarão em cartaz no Museu da Cidade ao longo do evento.

No domingo (17), acontece a abertura oficial do seminário, com a palestra do arquiteto português André Tavares, curador da Trienal de Lisboa e coordenador da editora Dafne, do Porto, especializada em livros sobre arquitetura.  A festa de encerramento, aberta ao público, acontece no dia 20 de abril, a partir das 20h30, no Museu da Cidade do Recife. Toda a programação poderá ser conferida por meio do endereço http://www.seminario2016.docomomo.org.br/

Os seminários nacionais do DOCOMOMO Brasil são realizados regularmente desde 1995, normalmente a cada dois anos. Possuem status de fórum reconhecido nacionalmente (e com repercussão internacional) pela contribuição ao debate sobre a arquitetura e o urbanismo do movimento moderno no Brasil.

Paul Meurs – formado em arquitetura e conservação na Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda, (1988), possui PhD na Universidade de Amsterdam. Desde 2006, é professor da Faculdade de Arquitetura da TU Delft. Pós-doutor na Universidade de Amsterdam e professor da Faculdade de Arquitetura da TU Delft, Meurs é reconhecido pelos estudos sobre conservação dos valores patrimoniais em ambientes modernos e contemporâneos.

Andrey Schlee - graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). É professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos temas: preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília.

André Tavares - formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2000) e autor dos livros Arquitectura antituberculose (Faup-publicações, 2005), Os Fantasmas de Serralves (Dafne, 2007), Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009) e Duas obras de Januário Godinho em Ovar (Dafne, 2012). Foi diretor do Jornal Arquitectos (2013-2015) e, com Diogo Seixas Lopes, curador geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016.

As inscrições custam a partir de R$ 80 (para estudantes filiados ao Docomomo). A filiação profissional também pode ser realizada online no processo de inscrição.

O DOCOMOMO é uma organização não-governamental fundada na Holanda, mas com representação internacional. Com o objetivo de refletir sobre a preservação do movimento moderno, segundo os princípios do DOCOMOMO Internacional, o DOCOMOMO Brasil foi criado em 1992 e, atualmente, a Comissão Executiva está sediada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os seminários DOCOMOMO são realizados de dois em dois anos no país desde 1995.

Serviço:

11° Seminário DOCOMOMO Brasil

Quando: de 17 a 22 de abril de 2016

Onde: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, s/n, São José)

Informações: (81) 3355-3106

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.