Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Ramonn Vieitez inaugura exposição Assim - Enjoy The Silence na galeria Massangana
Início do conteúdo da página

Ramonn Vieitez inaugura exposição Assim - Enjoy The Silence na galeria Massangana

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 16h41 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 1835

Hoje (13), às 19h, a Galeria Massangana da Fundação Joaquim Nabuco (Campus Casa Forte) recebe o vernissage da exposição Assim - Enjoy The Silence, do artista pernambucano Ramonn Vieitez. A mostra, que vai apresentar cerca de 20 telas selecionadas pelo curador Bernardo Mosqueira, é uma continuação da exposição homônima apresentada em junho do ano passado, no Rio de Janeiro, na Galeria Portas Vila.

Com patrocínio do Funcultura-PE, a exposição conta com telas que retratam figuras masculinas jovens, com rostos cobertos por máscaras e vestimentas marcadas pelo diferente: em uma das telas um jovem veste uma camiseta com detalhes rosa escrito Queer. Em outra, um casaco felpudo. São identidades marginalizadas em situações ora oníricas, ora violentas - mas que não se apresentam como boas ou ruins, o que desafia o público a uma interpretação livre dessas identidades emergentes a partir de cada obra.

Esse mistério e essa espécie de indefinição, de dúvida, influenciou também a escolha do título da mostra, visto que a palavra "assim", apesar de afirmativa, necessita complementos - assim como? assim por quê? Essa atmosfera, Ramonn revela, é inspirada entre outras coisas na banda inglesa de música eletrônica Depeche Mode, cujo single Enjoy the Silence compõe o nome da exposição.

"Os clipes do Depeche Mode são uma grande referência, especialmente os em preto e branco. Adoro a banda e música está sempre presente no ateliê, já fiz inclusive uma exposição que surgiu a partir de uma música", afirma Ramonn. "Minhas referências são diversas, de filmes de terror ao dandismo, passando por Madonna, Power Rangers, queer e assim vai", completou o artista, que com 24 anos contabiliza a terceira exposição individual no Recife, além de peças em coleções como a do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).

Na ocasião também será lançado um vídeo sobre Ramonn, realizado pelo coletivo de cinema pernambucano Surto & Deslumbramento. Segundo Ramonn, a ideia do vídeo surgiu durante conversas com o coletivo. No vídeo, um pouco sobre a exposição e os conceitos do artista serão explorados de forma dinâmica. "O processo foi bem divertido, o vídeo é como se fosse um programa de TV que se passa durante a madrugada, e eu sou o entrevistado no ateliê junto com Bernardo, o curador da exposição", revela Ramonn. O vídeo será divulgado também no site do coletivo.

Formado em design com pós-graduação em Patrimônio Histórico, Ramonn é autodidata na pintura e espera que o público seja provocado durante a exposição. "Ela foi feita para estimular questionamentos, desde o título até a seleção das obras", finaliza o artista. A exposição fica em cartaz para visitação entre 14 de abril e 22 de maio, de terça a sexta, das 8h30 às 17h e das 14h às 18h nos sábados e domingos.

Serviço 

Assim - enjoy the silence, de Ramonn Vieitez 

Endereço: Galeria Massangana - Museu do Homem do Nordeste – Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE

Abertura: 13 de abril

Horário: 19h

Visitação: 14 de abril a 22 de maio de 2016 (De terça a sexta, das 8h30 às 17h. Sábados e Domingos, das 14h às 18h.

Informações: (81) 3073.6340

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.