Solenidade marca o início do Curso de Formação de Gestores Culturais na Fundaj
A Fundação Joaquim Nabuco sedia nesta quinta-feira (17), às 18h30, a abertura do Curso de Formação de Gestores Culturais nas modalidades Extensão e Aperfeiçoamento. Na solenidade, na sala Calouste Gulbenkian, em Casa Forte, participam o presidente da Fundaj, Paulo Rubem, o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, o Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão e o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Vinícius Wu.
A Fundaj é instituição copromotora do curso e também divide a coordenação pedagógica com a UFBA. Do quadro de servidores da Fundaj, participam Maria Gonçalves, da Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor), que divide a coordenação pedagógica do curso com o representante da UFBA, além de Kátia Lubambo, Diogo Helal, Herrisson Dutra e Moacir dos Anjos, que compõem o quadro docente do curso.
O curso contará ainda com seis oficinas realizadas em municípios polo de Pernambuco, que serão divulgadas durante o ano. "Essas oficinas serão voltadas para um público que trabalha com cultura a um nível local em pequenas cidades e municípios, mas que já têm sua atuação cultural consolidada", destaca Joanildo Burity, diretor da Difor. Segundo ele, a Fundação se destaca pela expertise em trabalhar com cultura, uma de suas vertentes há décadas. "Além de equipamentos culturais, como o cinema e o museu, realizamos vários cursos de especialização e também parcerias com Universidades", lembra Burity.
Cultura – O curso tem como objetivo contribuir para a formação de gestores culturais, com subsídios teóricos e práticos que permitam compreender aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, jurídicos e gerenciais presentes no atual campo da cultura. Serão nove módulos ao longo do curso de aperfeiçoamento e extensão, divididos em eixos: Cultura como um Direito e Políticas Públicas de Cultura, Cultura, Diversidade e Desenvolvimento e Planejamento e Gestão de Programas Culturais. A conclusão está prevista para dezembro de 2016.
Além da Fundaj e da UFBA, a realização do curso é uma colaboração com Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Ministério da Cultura (MinC) e Universidade de Pernambuco (UPE).
Redes Sociais