Fundaj divulga relatório de pesquisa e documentário sobre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase)
Por Coordenação Geral de Estudos Sociais e Culturais da Diretoria de Pesquisas SociaisA Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) é o tema do quinto workshop de divulgação dos resultados de pesquisa do programa Linha de Montagem da Defesa Social sob Focos de Lentes, a ser realizado na próxima quarta-feira (16), às 9h, na Sala Calouste Gulbenkian, da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. Na ocasião, será lançado o livro relatório da pesquisa A Funase na Linha de Montagem da Defesa Social sob Focos de Lentes, além do videodocumentário Adolescência Perdida – o projeto socioeducativo em debate, com duração de 50 minutos.
O programa de pesquisas objetiva verificar e analisar as condições estruturais, físicas, tecnológicas e de funcionamento de dez instituições que fazem parte do sistema de defesa social em Pernambuco. Além da Funase, já foram pesquisados e entregues ao público, o Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, a Polícia Científica de Pernambuco e a Defensoria Pública.
A metodologia empregada inclui registros fotográficos e audiovisuais que ilustram relatório e vídeo, mostrando instalações físicas e entrevistas com gestores, técnicos, funcionários e internos da instituição. As próximas instituições pesquisadas serão a Polícia Militar de Pernambuco, a Polícia Judiciária (Civil) de Pernambuco, o Sistema Prisional, o Ministério Público e o Poder Judiciário, todos estaduais.
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Oficina de Segurança, Justiça e Cidadania, e a Associação Juízes para a Democracia (AJD), são os parceiros desse grande projeto, cuja execução na Fundaj está a cargo dos pesquisadores Ronidalva de Andrade Melo, coordenadora geral; Augusto Amorim, coordenador executivo; e da pesquisadora Isaura César, todos da Coordenação Geral de Estudos Sociais e Culturais da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj.
Publicação – Realizada entre 2011 e 2012, a pesquisa produziu o relatório ilustrado com fotografias editado em livro pela Editora Massangana, que contempla profunda análise a respeito da estrutura física e tecnológica e do funcionamento da instituição estadual responsável pela aplicação de medidas socioeducativas em Pernambuco. No total, foram pesquisadas dez unidades da Funase na Região Metropolitana do Recife (além da capital, as que se encontram localizadas nos municípios de Abreu e Lima, do Cabo de Santo Agostinho e do Jaboatão dos Guararapes), que contemplam as várias categorias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): atendimento inicial, internação provisória, internação estrita (com privação de liberdade) e semiliberdade.
Além dos relatórios já disponibilizados para o público, foram produzidos, com apoio técnico da Massangana Multimídia Produções, e lançados os DVDs dos videodocumentários: Em Defesa do Cidadão, Nos Bastidores da Defensoria Pública, No Rastro da Polícia Científica, Rede de Ações da Defesa Social e Chama o Bombeiro!.
Redes Sociais