Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Serviço Educativo do Museu do Homem do Nordeste realiza oficina sobre Lugares de Memória
Início do conteúdo da página

Serviço Educativo do Museu do Homem do Nordeste realiza oficina sobre Lugares de Memória

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 11h30 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h11 | Acessos: 1430

As pesquisadoras Rosalira dos Santos Oliveira e Cibele Barbosa ministram na próxima segunda-feira (22) a oficina Lugares de Memória para o público interno do Museu do Homem do Nordeste, entre estagiários, monitores e coordenadores. A atividade tem a coordenação do Serviço Educativo do MUHNE, que tem à frente Mariana Ratts, e faz parte da estratégia de capacitação da equipe para trabalhar no projeto Memória Social na Escola, realizado pelo Educativo ao longo de 2015 de forma piloto junto a cinco escolas da Região Metropolitana do Recife. Esta será é a segunda edição do projeto, que este ano será expandido.

A oficina irá tratar da política de preservação do patrimônio imaterial no Brasil, sob a ótica do IPHAN, e na América Latina. As pesquisadoras levantarão discussões sobre as questões que envolvem o estudo da cultura afro e, mais especificamente, da religião como patrimônio.

A oficina será realizada das 9h às 12h e das 14h às 16h30 na Sala Calouste Gulbenkian, em Casa Forte.

Conceito – Ao longo de 2015, cerca de 180 alunos das escolas municipais do Recife, Novo Pina (Pina), Escola de Referência em Ensino Médio Olimpio Victor (Várzea), Escola Municipal Octavio de Meira Lins (Vasco da Gama) e duas do Cabo de Santo Agostinho, Joaquim Nabuco e Ministro André Cavalcante, participaram das atividades do projeto, que englobou visita aos equipamentos culturais da Fundação Joaquim Nabuco – MUHNE, Engenho Massangana e Cinema do Museu, com o objetivo de fomentar o conceito de memória entre eles, e posterior produção de minifilmes, por meio de vídeos, fotos, textos e desenhos, sobre a memória da comunidade escolar de cada instituição. O resultado foi apresentado em dezembro no Cinema do Museu.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.