Alunos do curso de gestão de acervos apresentam trabalhos de conclusão
A Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte), promove na próxima segunda (25) e terça-feira (26), no Campus Casa Forte, a etapa final do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos. Organizado em seis módulos, o curso teve início em julho, e foi todo realizado à distância, agora os alunos farão a apresentação dos trabalhos de conclusão no modo presencial, quando também farão um teste objetivo de conhecimentos.
A defesa dos trabalhos terá início às 9h no Museu do Homem do Nordeste e na sala Calouste Gulbenkian. Para Antonio Montenegro, coordenador do Laborarte, o curso possui uma grande importância por causa da carência de pessoas com conhecimentos em gestão de acervo em diversas instituições. “Não faz sentido instituições manterem seus acervos sem que eles estejam acessíveis para a sociedade. E para que um grande acervo esteja à disposição em forma de produto, é preciso que hajam pessoas especializadas em gestão de acervo. Por isso que esse curso é tão importante, principalmente por ser um dos poucos no país”, comenta.
Pioneiro – O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos tem como objetivo contribuir com a preservação e difusão de acervos existentes em instituições de todo o país, através da formação de especialistas em atividades de gestão de acervos. É o primeiro na modalidade Educação à Distância (EAD) oferecido pela Fundaj. Cerca de 280 profissionais de diversas áreas, como arquivologia, biblioteconomia e museologia de vários estados do Brasil, fizeram inscrição.
O curso foi dividido nos módulos Ambientação em Educação à Distância, Memória e Patrimônio, Conservação, Organização, Difusão e Gestão Pública.
Redes Sociais