Cinema da Fundação suspende atividades para reforma
O Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, suspenderá temporariamente suas atividades em virtude de obras de reforma do Edifício Ulisses Pernambucano. A última sessão será neste domingo (20), com o filme Mistress America (Noah Baumbach, 2015). Já na segunda-feira (21) começam as ações de desmonte de caixas de som, proteção dos equipamentos, retirada e proteção de mobiliários. Os detalhes sobre o futuro do prédio foram anunciados na manhã desta quarta-feira (16), em visita guiada pela obra com os arquitetos da Fundaj, Cristiano Borba e Gerlando Parisi, e o coordenador do Cinema, Kleber Mendonça Filho.
A reforma do Cineteatro José Carlos Cavalcanti Borges, sala onde funciona o Cinema da Fundação desde 1998, faz parte da próxima etapa da obra de restauração do imóvel, que teve início em fevereiro deste ano. Desde que a Fundaj instalou sua sede no Derby, no início da década de 1980, o prédio não passava por reformas. A intenção das obras é adequar o espaço para que as atividades culturais e educativas continuem sendo realizadas com qualidade no prédio.
De acordo com Cristiano Borba, que acompanha as obras, depois de reformada a sala do Cinema terá janelas abertas para o rio nos mesmos moldes do Cinema do Museu, que tem janelas para o jardim. A sala também ganhará cortinas e sistemas de ar-condicionado mais silenciosos, além de corredores de acesso mais amplos e melhorias na acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência.
Além do Cinema, também estão sendo totalmente restauradas as salas Aloísio Magalhães, João Cardoso Ayres e Edmundo Morais, bem como a Biblioteca Nilo Pereira, que contarão com melhores instalações elétricas, hidráulicas e controle de umidade. Após a reforma, o espaço da sala João Cardoso Ayres poderá ser utilizado para projeções, realização de cursos, palestras e reuniões de trabalho. “No segundo andar funcionará a parte de formação, com salas equipadas para receber aulas dos cursos da Pós-Graduação e demais atividades formativas promovidos pela Fundação Joaquim Nabuco”, destaca o arquiteto.
Pátio - Outro destaque da obra será transformar o antigo pátio do prédio em uma área de convivência externa, com jardim gramado e marquises para a circulação de pessoas após as sessões. O projeto de reforma é da Cardus Arquitetura com recursos do Ministério da Educação no valor de R$ 4,5 milhões. A previsão de entrega da obra é para o primeiro semestre de 2017, podendo ficar pronta antes.
Redes Sociais