Fundaj apresenta pesquisas na área de Educação
O Seminário de Pesquisa promovido pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco apresentou durante toda esta terça-feira (15) sete estudos recém-concluídos por pesquisadores da instituição sobre iniciativas públicas em Educação executadas nos níveis federal, estadual e municipal (Recife). Foram oito horas de apresentações de estudos, alguns inéditos, com recortes e abrangências distintas.
Na parte da manhã, foram apresentadas as pesquisas com foco em Avaliação de Políticas Educacionais. A pesquisadora Ana Abranches (Coordenação-geral de Estudos Educacionais da Fundaj) abriu a rodada com a pesquisa Avaliação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb no Nordeste. A pesquisadora mostrou os resultados qualitativos do seu estudo, que focou na análise do uso do Fundo Especial de Educação Básica (Fundeb) em escolas de diversos municípios pernambucanos, e falou sobre os métodos e entrevistas realizadas para chegar aos objetivos.
Mais Educação – Em seguida, a pesquisadora Cibele Rodrigues (Coordenação-geral de Estudos Educacionais da Fundaj) destacou a pesquisa Avaliação dos resultados da gestão e práticas pedagógicas do Programa Mais Educação no Território Brasileiro, que estudou de que maneira os métodos educacionais das escolas apresentam melhorias com o uso do programa Mais Educação e se este é praticado da forma que deveria. A mesa da manhã finalizou com a apresentação da pesquisadora Edilene Pinto (Coordenação-Geral de Estudos Ambientais e da Amazonia), que discutiu sobre Educação para convivência com o semiárido brasileiro: realidade na prática pedagógica, onde foram apresentados resultados sobre o uso da Educação para convivência, ou seja, a Educação que trabalha métodos tradicionais com a realidade vivida pelos estudantes, nas escolas do semiárido, chegando a conclusão de que as poucas escolas que utilizam este método apresentam diversas melhorias tanto na vida educacional quanto, até mesmo, pessoal dos alunos.
Desempenho Escolar – Pesquisas com Foco na Escola foi o tema da primeira mesa na parte da tarde. Estiveram presentes, compondo a mesa, os Pesquisadores Morvan de Mello Moreira e Verônica Soares Fernandes. Morvan Moreira apresentou o projeto, Determinantes do Desempenho Escolar na Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife, apresentando suas estatísticas descritivas os resultados das provas aplicadas e resultados obtidos pelos alunos que participaram do projeto. Verônica Soares apresentou seu projeto Qualidade Educacional e Gestão Escolar que tem como objetivo proporcionar uma educação de qualidade e a evolução da avaliação em larga escala.
A segunda mesa da tarde teve como tema Pesquisas em Ensino Superior e foi composta Pelo Professor Adriano Batista Dias e o Coordenador de Pesquisas/Fundaj Luiz Henrique Romani. O Prof. Adriano mostrou o projeto Avaliação do Papel dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs) como Instrumento. Onde o objetivo da pesquisa foi avaliar a atuação dessas unidades na promoção da inovação nos locais onde estão abrigados e a consequente contribuição dos IFs para redução das disparidades regionais e sociais.
Luiz Henrique Romani apresentou a pesquisa formulada juntamente com a Pesquisadora Patrícia Bandeira de Melo que fala sobre a Interiorização Recente das instituições Públicas e Gratuitas de Ensino Superior no Nordeste: Efeitos e mudanças, onde apresentou a questão regional do ensino superior, os números da interiorização (2003/2010) e a expansão das universidades federais na Região Nordeste.
Redes Sociais