Estudos sobre Educação em Pernambuco reunidos em novo livro
Pesquisa Educacional e o Direito à Educação: Múltiplas Abordagens é o título do livro que reúne o resultado de pesquisas sobre o tema realizadas por pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa do Estado. O livro, organizado pelas pesquisadoras Ana Abranches e Patrícia Simões (Fundação Joaquim Nabuco) e Mônica Araújo e Airon de Melo (Universidade Federal de Pernambuco), expõe os resultados dos estudos apresentados e debatidos durante o 5º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (EPEPE), ocorrido em Garanhuns (PE), em agosto de 2014.
Os catorze textos reunidos no livro foram destaque no 5º EPEPE e retratam a importância da pesquisa educacional no Estado. Com abordagens e recortes distintos, as produções selecionadas consolidam a investigação da Educação a partir de novas temáticas, preservando o rigor teórico e metodológico.
Às questões, já amplamente discutidas no campo educacional – como o Plano Nacional de Educação (PNE), o currículo e a avaliação escolar –, juntaram-se análises sobre relações afetivas entre professores e alunos, música e arte, diversidade sexual, tecnologias da informação e comunicação, em uma nova dinâmica da pesquisa educacional.
O livro Pesquisa Educacional e o Direito à Educação: Múltiplas abordagens está acessível no catálogo na Editora Massangana.
Engajamento – O Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, realizado bianualmente, teve início em 2006 e desde 2012 é promovido de forma itinerante. A meta do EPEPE é ampliar a participação da comunidade acadêmica, envolvendo jovens pesquisadores, orientadores e especialistas na área. Além disso, o foco é dar destaque à produção em seus diversos níveis: da iniciação científica às teses de doutorado.
Os trabalhos
Os Planos Nacionais de Educação: encontros e desencontros entre Educação e sustentabilidade no âmbito da pesca artesanal - Daywison Borges da Silva e Solange Fernandes Soares Coutinho.
O Tratamento da Análise Linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2014 - Taíza Ferreira de S. Cavalcanti e Alexsandro da Silva.
Proinfância: avaliação da implementação em municípios de Pernambuco - Danielle M.R. Lins e Patrícia Maria Uchôa Simões.
As Concepções de docentes da rede municipal do Recife a respeito da avaliação da aprendizagem - Maria Dutra e Michelle Soares.
O Conselho de Classe como instrumento de avaliação formativa da aprendizagem - Rubia Cavalcante Vicente Magnata e Ana Lúcia Felix dos Santos.
Implicações da profissionalização docente no processo avaliativo - Crislainy de Lira Gonçalves, Márcia Cristina Xavier Santos e Margareth da Silva Deusdado.
Relações afetivas entre professores e estudantes universitários e a construção da identidade profissional docente: o olhar do futuro pedagogo - Fernanda Nery de O. Vasconcelos e Mariana Monteiro de Macêdo Gois.
Identidade sexual e gênero: uma análise dos discursos de alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da UPE - Camila Estephany Felix da Silva.
Cultura, Aprendizagens, Lazer, Prazer: um estudo sobre a presença da linguagem musical na Educação Infantil - Hortência Carvalho, Renata Castelo Branco e Fátima Lúcia Soares Ribeiro.
Movimentos Sociais, outros sujeitos, outras práticas educativas: uma análise da relação da juventude e a escola na contemporaneidade - Renata Paula dos Santos Moura.
Reflexões acerca de processos educativos em espaços periféricos - Rossana Tenório Cavalcanti.
Interação, mediação no desenvolvimento de games educativos: uma análise do processo de ensino-aprendizagem - Débora Caroline D. Capezzera e Flávia Peres.
Programa de Educação Integral Em Pernambuco: uma análise das utilizações das escolas de referência em Ensino Médio pelo Governo do Estado - Edima Verônica de Morais.
O Currículo da formação de professores nos cursos de Licenciatura em Educação no Campo: a discussão acadêmica no âmbito da Anped - Jéssica Lucilla Monteiro da Silva.
Redes Sociais