Cinema do Museu recebe alunos do projeto Curta o Circuito do Educativo da Fundaj
Professores e alunos de escolas municipais da Região Metropolitana do Recife participam nesta sexta-feira (4), às 14h, da culminância do projeto Curta o Circuito, capitaneado pelo Serviço Educativo da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Será uma tarde festiva no Cinema do Museu, em Casa Forte, com a exibição de dois curtas da Programadora Brasil: A Velha a Fiar, de Humberto Mauro e Maré Capoeira, de Paola Leblanc.
Participam do projeto, 150 alunos do 6º Ano das escolas municipais que obtiveram nota inferior ou igual a 3.5 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Escola Básica) e que têm, na maioria de seus alunos, beneficiários do Programa Bolsa Família. Segundo Gilcelle Ferreira, mediadora do projeto, o objetivo do Curta o Circuito é contribuir para a construção de uma prática pedagógica mais inserida na vida social da comunidade escolar. "Selecionamos alunos do 6º Ano, pois eles estão numa fase de transição, muitas vezes com problemas em casa e notas baixas, além de expostos à violência e, no caso das meninas, gravidez precoce", afirma a mediadora.
Durante todo o ano letivo, os estudantes conheceram os múltiplos Nordestes por meio de atividades mediadas nos equipamentos da Fundação Joaquim Nabuco, como o Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, e o Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte. Numa parceria entre a educação formal e os dispositivos não formais de educação, como o museu e o cinema, os mediadores responsáveis pelo Curta o Circuito fomentam uma discussão crítica sobre temas multidisciplinares.
Redes Sociais