Restauradores da Fundaj ensinam como preservar acervos em papel
Atendendo às demandas de diversas instituições, o Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte), da Fundação Joaquim Nabuco, promove, desde 26 de outubro, o Programa de Treinamento Noções de Preservação de Acervos em Papel, um ciclo de cursos que ensina conservação, desinfestação, higienização e acondicionamento de documentos com suporte em papel. Específico para técnicos de instituições públicas que detém patrimônio documental e bibliográfico de valor histórico-cultural, acessível à consulta pública. A primeira turma, com oito alunos, inicia o terceiro módulo, teórico e prático, nesta segunda-feira (23).
A turma é composta por servidores da UFPE (Faculdade de Direito, Biblioteca de Obras Raras da Faculdade de Direito), Governo de Pernambuco (Gabinete de Polícia Civil-Arquivo de Documentos Oficiais, Museu do Estado, Biblioteca Pública) e da UFPB (Ciências da Informação-Biblioteca do Centro de Educação, Departamento de Arquivologia, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Biblioteca Setorial). O Programa é orientado pelos restauradores Salomão Dalzy, Givaldo Batista e José Edson Araújo, todos do quadro de servidores da Fundaj.
Demandas – “A ideia de criarmos o curso surgiu para atender as demandas das diversas instituições que nos procuravam para este fim e, também, para capacitar técnicos e servidores envolvidos com acervos”, explica Ana Marques, coordenadora do Laborarte. Coordenadora do curso de Arquivologia da UFPB, Meriane Vieira, é uma das alunas da primeira turma. Ela pontua a importância do aprendizado sobre preservação e restauração em papel: “Tudo que estamos vendo aqui é novidade, o pessoal é qualificado e com muita experiência, o que é fundamental para a realização desse curso. Com ele, poderei ter noção para realizar aulas práticas com meus alunos sobre preservação e acervo. Estou gostando muito”, comentou.
A primeira turma conclui o curso em dezembro. A segunda turma inicia a formação em março de 2016.
Redes Sociais