Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundação Joaquim Nabuco sedia o II Seminário Brasileiro de Museologia
Início do conteúdo da página

Fundação Joaquim Nabuco sedia o II Seminário Brasileiro de Museologia

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 13h29 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h12 | Acessos: 916

Museólogos e estudantes de todo o Brasil se encontram nesta terça-feira (17) na mesa redonda Pesquisa em Museologia: questões teórico-metodológicas, um dos temas emergentes do segmento, que faz seu encontro anual até a próxima sexta-feira (20) na Fundação Joaquim Nabuco durante o II Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus). A mesa, na sala Calouste Gulbenkian, às 19h, terá a participação de alguns dos mais importantes pesquisadores do Brasil, como Judite Primo (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), Zita Possamai (UFRGS) e Bruno Brulon Soares (UNIRIO). A mediação é de Maurício Antunes, Coordenador-Geral de Museologia da Fundaj.

O II Sebramus teve início nesta segunda-feira (16) com solenidade de abertura no Cinema do Museu, em Casa Forte, onde foram lançados selos postais comemorativos ao evento e a exibição do filme A que deve a honra da ilustre visita este simples Marquês?, com direção de Rafael Urban e Terence Keller. Ao final, na área externa do Museu, a noite contou com a apresentação de André Macambira e banda.

O II Sebramus é o maior evento do ano do segmento, do qual participam representantes de todos dos catorze cursos de graduação e os quatro programas de pós-graduação em Museologia do país. O coordenador do Museu do Homem do Nordeste, Henrique Cruz, que preside a Comissão Organizadora do seminário, comemora os números do evento. “Tivemos 241 trabalhos aprovados nas modalidades de apresentação Oral e Pôster, que estão distribuídos entre 20 Grupos de Trabalho”, destaca.

Os GTs são formados por pesquisadores da UFPE, UFRPE, UFMG, UFPI, UFG, URMG, UNIRIO e UFBA, com pesquisas que envolvem Museologia, Educação, Cultura e Patrimônio. As equipes dos GTs estão trabalhando em seis salas espalhadas por todo o campus da Fundaj Casa Forte (Museu do Homem do Nordeste, Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte), Cinema do Museu e no Auditório Calouste Gulbenkian).

O II Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus) é uma realização da Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal de Pernambuco. O evento tem transmissão ao vivo pelo link http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=27906.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.