Fundaj capacita técnicos para atuar na Preservação de Acervos em Papel
Começa nesta segunda-feira (26) as aulas da primeira turma do Programa de Treinamento Noções de Preservação de Acervos em Papel promovido pelo Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte) da Fundação Joaquim Nabuco. O Programa vai capacitar dezesseis servidores, oito em cada turma, de instituições públicas que detém patrimônio documental e bibliográfico de valor histórico-cultural, acessível à consulta pública. O curso contempla aulas teóricas e práticas nas áreas de conservação, desinfestação, higienização e acondicionamento de documentos com suporte em papel.
O primeiro módulo teve início nesta segunda e segue até quarta-feira (28). Neste período serão realizadas visitas técnicas às instituições onde atuam os alunos selecionados para a primeira turma: UFPE (Faculdade de Direito, Biblioteca de Obras Raras da Faculdade de Direito), Governo de Pernambuco (Gabinete de Polícia Civil-Arquivo de Documentos Oficiais, Museu do Estado, Biblioteca Pública), UFPB (Ciências da Informação-Biblioteca do Centro de Educação, Departamento de Arquivologia, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Biblioteca Setorial).
Esta é a primeira vez que a Fundaj está oferecendo este curso. A primeira turma conclui a formação no dia 16 de dezembro. A segunda turma inicia o curso em março de 2016. A seleção dos alunos foi realizada por meio de edital coordenado em parceria pela Diretoria de Educação, Cultura e Arte (Meca) e Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor) da Fundaj.
Redes Sociais