Fundação Joaquim Nabuco participa do projeto Recife Antigo de Coração neste domingo (25)
O Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) da Fundação Joaquim Nabuco é o convidado do mês do projeto Museus no Recife Antigo, que será realizado neste domingo (25) dentro das atividades do Recife Antigo de Coração. O MUHNE vai levar uma mostra da exposição Patrimônios em Disputa, que mostra as tensões entre intelectuais pernambucanos do início do Recife do século XX sobre o que era ou não patrimônio histórico e passível de preservação. A mostra conta também com uma oficina sobre patrimonialização.
O estande do Museu será instalado nas imediações da Avenida Rio Branco das 14h às 18h.
Consciência Patrimonial – Realizada a partir da pesquisa do museólogo Rodrigo Cantarelli, pesquisador da Fundaj, a exposição Patrimônios em Disputa aborda o tema da criação da Inspetoria Estadual de Monumentos Nacionais e do Museu do Estado (1928 -1933). A exposição mostra as polêmicas da época, faz um paralelo com as discussões urbanas atuais e conta a história da destruição do Engenho Megaípe.
“Nossa ideia é criar espaços de conversas a respeito das divergências sobre patrimônio cultural entre Aníbal Fernandes e Mário Mello, dois dos principais intelectuais da época, que originaram as primeiras regras institucionais da preservação”, destaca Simone Luizines, Coordenadora de Exposições e Ações Culturais do MUHNE.
Oficina – Em atividade complementar à mostra, esta oficina traz como atividade a distribuição de adesivos com a frase “eu patrimonializo” ou “tombe-se”, para o visitante refletir sobre a questão. O adesivo tem o intuito de habilitar os visitantes como agentes patrimonializadores, ampliando o espaço da exposição e despertando a consciência patrimonial nas pessoas, estimulando um debate acerca do que seria patrimônio ou não para cada um.
Parceria – Realizado todos os domingos, o projeto Recife Antigo de Coração visa consolidar o turismo cultural, de entretenimento e lazer, além de procurar devolver a cidade ao cidadão. A iniciativa é da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), que em junho deste ano incluiu o programa Museus no Recife Antigo, que todo mês convida um museu da cidade para apresentar-se à população e turistas no Recife Antigo.
Redes Sociais