Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundação Joaquim Nabuco participa do projeto Recife Antigo de Coração neste domingo (25)
Início do conteúdo da página

Fundação Joaquim Nabuco participa do projeto Recife Antigo de Coração neste domingo (25)

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 17h28 | Acessos: 863

O Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) da Fundação Joaquim Nabuco é o convidado do mês do projeto Museus no Recife Antigo, que será realizado neste domingo (25) dentro das atividades do Recife Antigo de Coração. O MUHNE vai levar uma mostra da exposição Patrimônios em Disputa, que mostra as tensões entre intelectuais pernambucanos do início do Recife do século XX sobre o que era ou não patrimônio histórico e passível de preservação. A mostra conta também com uma oficina sobre patrimonialização.

O estande do Museu será instalado nas imediações da Avenida Rio Branco das 14h às 18h.

Consciência Patrimonial – Realizada a partir da pesquisa do museólogo Rodrigo Cantarelli, pesquisador da Fundaj, a exposição Patrimônios em Disputa aborda o tema da criação da Inspetoria Estadual de Monumentos Nacionais e do Museu do Estado (1928 -1933). A exposição mostra as polêmicas da época, faz um paralelo com as discussões urbanas atuais e conta a história da destruição do Engenho Megaípe.

“Nossa ideia é criar espaços de conversas a respeito das divergências sobre patrimônio cultural entre Aníbal Fernandes e Mário Mello, dois dos principais intelectuais da época, que originaram as primeiras regras institucionais da preservação”, destaca Simone Luizines, Coordenadora de Exposições e Ações Culturais do MUHNE.

Oficina – Em atividade complementar à mostra, esta oficina traz como atividade a distribuição de adesivos com a frase “eu patrimonializo” ou “tombe-se”, para o visitante refletir sobre a questão. O adesivo tem o intuito de habilitar os visitantes como agentes patrimonializadores, ampliando o espaço da exposição e despertando a consciência patrimonial nas pessoas, estimulando um debate acerca do que seria patrimônio ou não para cada um.

Parceria – Realizado todos os domingos, o projeto Recife Antigo de Coração visa consolidar o turismo cultural, de entretenimento e lazer, além de procurar devolver a cidade ao cidadão. A iniciativa é da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), que em junho deste ano incluiu o programa Museus no Recife Antigo, que todo mês convida um museu da cidade para apresentar-se à população e turistas no Recife Antigo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.