Fundação Joaquim Nabuco é finalista do prêmio promovido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias
A Editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco está entre as três finalistas do Prêmio ABEU 2015, promovido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, na categoria Projeto Gráfico com o livro O retrato e o tempo: Coleção Francisco Rodrigues: 1840-1920, organizado pelas pesquisadoras Rita de Cássia Araújo e Teresa Motta. Esta é a primeira vez que a Editora Massangana concorre ao prêmio.
O retrato e o tempo apresenta centenas de fotografias de famílias ligadas à antiga aristocracia açucareira e ao nascente mundo urbano industrial, trazendo imagens de mulheres que desafiaram o seu tempo. Artigos de especialistas de diversas áreas complementam o conjunto documental. O projeto gráfico é assinado pela Zoludesign com supervisão da Massangana.
“Este livro sobre a Coleção Francisco Rodrigues fala de nós mesmos, do que fomos, do que somos e deixamos de ser, do que poderemos vir a ser. Ao revelar memórias preservadas nas fotografias, expõe o silêncio dos esquecidos e nos desafia a reconhecer a nós e aos outros, caminho para a escrita de uma História plural”, destaca a organizadora da publicação Rita de Cássia.
Solenidade - Com a premiação, a ABEU tem o objetivo de incentivar a qualificação das editoras universitárias do país. Para isso, ela distingue as melhores edições entre mais de 100 editoras filiadas no âmbito das ciências humanas e das tecnociências, realçando também o projeto gráfico mais acurado. O projeto vencedor será conhecido no dia 10 de novembro, em cerimônia a ser realizada em São Paulo.
Redes Sociais