Mobiliários urbanos: um presente para o Recife
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) apresenta neste sábado (17) o resultado do Workshop Internacional Urban Labs, evento realizado em parceria com o Consulado da França no Recife e o INCITI (Inovação e Pesquisa para as Cidades). Serão apresentados os três mobiliários urbanos criados pelos alunos durante os cinco dias de oficina. As atividades, porém, continuam nas redes sociais com a votação pública do espaço urbano do Recife que receberá as peças.
Foram construídos um barco em formato de carrinho de rolimã para crianças, um banco (ou seria uma mesa?), que tem um compartimento secreto para colocar livros ou materiais de jardinagem e um abrigo com uma coberta que produz sombra formada pela própria estrutura. Uma cartilha com as instruções de como montar o mobiliário será distribuída.
A votação será online, mas haverá pontos de votação físicos para quem não tiver computador poder realizar o voto manual. A votação seguirá até 25 de novembro.
Lugares – O Workshop recebeu 72 inscrições para 30 vagas. Durante uma semana, os alunos participaram de uma série de atividades, entre elas a visitação dos possíveis lugares públicos para onde os mobiliários podem ser doados. Segundo a Coordenadora de Artes Visuais da Fundaj, Bruna Pedrosa, “os mobiliários foram pensados tendo como base conceitos de acolhimento e conforto, mobilidade e facilidade de transportar e montar e, não menos importante, o valor lúdico da peça, onde crianças pudesse ocupar aquele espaço para brincar”, explica.
"Visitamos lugares do Recife que não são vistos como lugares de permanência, e sim como lugares de passagem, seja pela ausência de um banco, de uma sobra, de uma estrutura que permita às pessoas um espaço para conversar e interagir", conta. Entre os lugares, o grupo conheceu a horta de Casa Amarela, o Baobá das Graças e a Comunidade do Pilar.
Na programação de encerramento, além da apresentação dos mobiliários ao público, haverá debate com os facilitadores sobre o processo do workshop, lançamento da votação e confraternização com os participantes.
Reforma – O Workshop Internacional Urban Labs integra as atividades do projeto Arte, Reforma e Revolução da Coordenadoria de Artes Visuais (COARTE) da Fundação. Lançado em fevereiro deste ano, o projeto acompanha a reforma física do Edifício Ulisses Pernambucano (Fundaj do Derby), que propõe ampliar a discussão sobre o sentido de reforma. “Toda reforma gera uma reflexão”, destaca Bruna. Materiais descartados da reforma do prédio foram utilizados na produção do conjunto de mobiliários urbanos.
Parceiros – Para esta iniciativa, a Fundaj contou com as parcerias do Consulado da França, que possibilitou a vinda ao Recife de dois representantes do coletivo Bruit Du Frigo, que trabalha com a implementação de mobiliários urbanos na cidade de Bordeaux, na França, e do INCITI: pesquisa e inovação para as cidades. Além dos franceses Yvan Detraz e Camille Uri, o Workshop contou com os facilitadores do coletivo paulista A Batata Precisa de Você/Instituto A cidade Precisa de Você, o grupo que ativou a área do Largo do Batata, em São Paulo, por meio de uma agenda semanal de atividades.
O INCITI é um grupo de pesquisa ligado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, assim como a Fundaj, é ligado ao Ministério da Educação (MEC) e tem esse papel formador de discutir e transformar a cidade. Este ano, o INCITI aprovou junto a Organização das Nações Unidas (ONU), projeto para sediar um dos eventos do Urban Thinkers Campus (UTC Recife), evento que antecede o ONU Habitat, que planeja metas para melhorar a vida urbana em cidades do mundo inteiro.
Serviço
Encerramento do Workshop Internacional Urban Labs
Local: INCITI ( Rua do Bom Jesus, 191 - Bairro do Recife)
Data: 17 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Redes Sociais