Artes Visuais: Fundaj discute Mobiliário Urbano
Recife sedia entre 13 e 18 de outubro o Workshop Internacional URBAN LABS, uma promoção da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Consulado da França no Recife e o Centro de Inovação e Pesquisa para as Cidades (InCiti). Os participantes do evento irão desenvolver uma série de mobiliários urbanos a partir do descarte da obra do Edifício Ulysses Pernambucano, que serão doados para uso permanente de um espaço público do Recife, a ser escolhido por meio de votação online pela sociedade civil no site da fundaj e na fanpage da Coordenação de Arte Contemporânea da Fundaj entre 13 e 16 de outubro. O resultado será divulgado no encerramento do evento, no dia 18.10.
Serão seis dias de atividades, no prédio da Fundaj/Derby e na sede do InCiti, na rua do Bom Jesus (Bairro do Recife), que englobam palestras, aulas, oficina de marcenaria e visitas de campo. No último dia haverá apresentação do mobiliário construído e a divulgação do nome do espaço público que receberá o mobiliário, além de apresentação musical. O resultado também será apresentado durante o Urban Thinkers Campus (UTC) Recife, etapa brasileira de uma série de eventos propostos pela ONU Habitat pelo Mundo, que será realizada de 24 a 27 de novembro no Bairro do Recife.
Formadores – A equipe de palestrantes e facilitadores do workshop é composta por integrantes do InCiti (André Moraes Almeida e Circe Monteiro), do coletivo francês Bruit Du Frigo (Camille Uri e Yvan Detraz), do coletivo paulista A Batata Precisa de Você (Laura Sobral, Leonardo Armellin e Reni Lima) e do VAaSTU (Amanda Florêncio).
Serão disponibilizadas apenas 30 vagas. O formulário de inscrições está disponível na página da Fundação (www.fundaj.gov.br).
Reforma - O Workshop Internacional URBAN LABS integra o Projeto Arte, Reforma e Revolução, da Coordenação de Artes Visuais da Fundaj, que tem como mote a reforma estrutural do Edifício Ulysses Pernambucano (Fundaj/Derby). O projeto prevê um conjunto de intervenções urbanas, performances, projeções, ações discursivas, ações educativas e publicações em torno da relação entre reforma (física, política, cultural, social etc.) e as práticas artísticas das mais diversas linguagens e práticas políticas revolucionárias, entendidas em sentido amplo. No total, são vinte ações distribuídas ao longo dos dois anos de duração da reforma do prédio.
Parceiros – O InCiti é um grupo transdisciplinar de pesquisa vinculado à Universidade Federal de Pernambuco cujo objetivo é incitar novos conhecimentos capazes de transformar a vida nas cidades. O Consulado da França no Recife, através de Acordos de Cooperação Técnica na área da Cultura, visa contribuir com a ampliação das trocas entre Brasil e França para uma produção cada vez mais rica cultural e politicamente entre os dois países.
Serviço:
Workshop Internacional URBAN LABS
Local: Fundação Joaquim Nabuco – Derby (Rua Henrique Dias, 609) e na sede do InCiti (Rua do Bom Jesus, 191 - Bairro do Recife)
Data: 13 a 18 de outubro
Horário: 8h às 12h e 13h às 15h
Inscrições/formulário: https://docs.google.com/forms/d/1m673c0Tq2XNWcNcCVQw03n9J9Gln-aSYBCynJSgRDr4/viewform
Votação online (entre 13 e 16 de outubro): https://www.facebook.com/Fundaj-Arte-Contempor%C3%A2nea-232819440198155/timeline/
PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 13.10.2015
Palestras sobre apropriação dos espaços públicos, arquitetura temporária, mobiliário urbano e uso público + visita ao Edifício em obras da Fundaj/Derby + visita ao espaço público escolhido através de votação pela sociedade civil para receber o mobiliário;
2º Dia – 14.10.2015
Palestras e aula teórica sobre os equipamentos da marcenaria + apresentação das necessidades e vontades dos alunos e orientação da criação de mobiliários urbanos para a cidade;
3º Dia – 15.10.2015
Palestras e oficina de marcenaria - construção de mobiliário prevendo seu uso, no espaço público selecionado, porém, adaptáveis a espaços públicos diversos da cidade;
4º Dia – 16.10.2015
Palestras e continuação da oficina de marcenaria;
5º Dia – 17.10.2015
Palestras e finalização dos projetos na marcenaria, análise de uso dos móveis no Canteiro de obras (o que funciona, o que pode melhorar, outros indicativos);
6º Dia – 18.10.2015
Evento público de encerramento com palestra final (1 integrante de cada coletivo + 1 representante do poder publico com um mediador da Fundaj – Bruna Pedrosa), apresentação do mobiliário construído, divulgação do Espaço Público a receber o mobiliário, apresentação musical e coquetel de encerramento.
Redes Sociais