Curso “Re: Visitando a Arte na urbanidade – estratégias de ação e ocupação da cidade e das instituições”
A partir do dia 30 de setembro, a Fundação Joaquim Nabuco, promove o curso “Re: visitando a arte na urbanidade – estratégias de ação e ocupação da cidade e das instituições”. Moacir Lago e Irma Brown serão os provocadores das questões trabalhadas nos encontros, que terão como culminância um ato público no dia 25 de outubro de 2015. As partilhas acontecerão nas quartas-feiras e nos domingos. Nas quartas, o grupo terá como base criativa a ONG FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) e nos domingos, a Galeria MauMau, situados nos bairros do Derby e Espinheiro respectivamente.
A oficina integra o programa de ações do projeto “Arte, Reforma e Revolução”, que prevê uma série de atividades como intervenções urbanas, performances, projeções, publicações, ações discursivas e educacionais que tensionam questões relacionadas ao tema de reforma (física, política, social, etc...) tendo como mote a reforma física do Edifício Ulysses Pernambucano (Fundaj / campus Derby).
“Re: Visitando a Arte na urbanidade” se propõe a ativar a cidade enquanto espaço de criação e participação, que permeia o artístico e o político. Olhar a produção artística do passado próximo para instigar reflexões sobre o panorama da produção artística urbana atual no Recife também estará em foco.
Irma Brown é performer e, desde 2009, é coordenadora do espaço de artes independente MauMau, onde, em parceria com outros artistas, realiza ações de Arte e Educação. Foi atriz em filmes como “Soledad” (Joana Gatis / Daniel Bandeira / Flávia Vilela), “O Som ao Redor” (Kleber Mendonça Filho) e “Eles Voltam” (Marcelo Loderllo). Recentemente atuou como artista e coordenadora do projeto Nave Tropical (Berlim/Recife).
Moacir Lago desenvolve sua trajetória artística envolvido com questões da urbanidade desde 1995. Já expôs no extinto SPA das Artes e na Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Edital Trajetórias 2005, quando criou um objeto artístico todo composto com restos da urbe. Foi instrutor de grafite em diversos projetos e atuou como orientador educacional da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia entre 2008 e 2012.
Síntese do conteúdo e do perfil do curso:
Arte de rua, reprodutibilidade. Arte-xérox, Grafite, Muralismo.
Arte de rua e seus suportes: panfletagem, cartaz, lambe-lambe, estêncil.
Formas de publicação autoral de guerrilha
Derivas pelo centro da cidade, com momentos na instituição para constatação de impressões, imagens e tessituras.
Estêncil e lambe-lambe: aprofundamento nas técnicas e suas possibilidades.
Deriva pelo centro da cidade: dar vazão à produção do grupo.
Arte Urbana e práticas artísticas: pintura, colagem, frottage, fotografia. Produção plástica em foco, objetivando alcançar a cidade e seus interlocutores.
Ocupação da Rua Henrique Dias com lambe-lambes: festejos e música.
INSCRIÇÕES:
Interessados devem enviar uma breve carta de intenção para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A oficina é gratuita.
EXPEDIENTE
Arte Reforma e Revolução
Curso “Re: Visitando a Arte na urbanidade – estratégias de ação e ocupação da cidade e das instituições”.
A quem se endereça? Pessoas interessadas em ativar a cidade como plataforma estética.
Onde? ONG FASE, Rua Viscondessa do Livramento, 168 - Derby (nas quartas-feiras), Galeria MauMau (aos domingos), Rua Nicarágua, 173 – Espinheiro e espaços públicos das redondezas.
Quando? De 30 de setembro a 25 de outubro, nas quartas-feiras (30, 07, 14, e 21) e aos domingos (04, 18 e 25).
Horário: Das 15h às 18 horas nas quartas-feiras e até as 19 horas aos domingos.
Maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (81) 3073-6772.
Redes Sociais