Fundação Joaquim Nabuco sedia seminário sobre Museologia
Os Conselhos Federal e Regional de Museologia, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), realizam, na próxima quarta-feira (09), às 9h, o seminário Profissionalização do Museólogo: 30 anos depois. O evento vai abordar questões da formação em Museologia nas instituições de ensino superior brasileiras e o mercado de trabalho dos museólogos, nas entidades públicas e privadas. A inscrição é gratuita e será feita no começo do seminário.
Nas palestras serão discutidos temas como: a história da regulamentação da profissão de museólogo, a presença das entidades de classe e ainda a participação da Fundação Joaquim Nabuco nas discussões sobre a regulamentação e atuação profissional desse ramo nos anos 1970 e 1980. Participam do evento professores e profissionais de Pernambuco e de outros estados, além de estudantes do curso de Museologia da UFPE.
A Fundação Joaquim Nabuco é considerada um importante local de debates sobre a regulamentação da profissão de museólogo nos anos de 1970 e 1980, tendo promovido o I Encontro Nacional de Dirigente de Museus (1975), I Encontro de Museólogos do Norte e Nordeste (1982) e a II Reunião Brasileira de Museologia (1984).
Programação/Sala Calouste Gulbenkian (Fundaj/Casa Forte)
9h – Abertura: Maurício Antunes Tavares (coordenador geral do Museu do Homem do Nordeste), Ana Silvia Boise (museóloga e presidente COFEM), Antônio Marcos de Oliveira Passos (museólogo e presidente do COREM 1ª Região)
10h – Mesa redonda Olhares sobre a história da regulamentação da profissão de museólogo (1962-1984): Natalia de Figueirêdo Biserra (museóloga), Henrique de Vasconcelos Cruz (museólogo do Museu do Homem do Nordeste). Mediadora: Penélope Saliveros Bosio (Museóloga do Centro Cultural Benfica da UFPE).
14h – Mesa Redonda Formação em Museologia: Emanuela Sousa Ribeiro (professora do curso de Museologia da UFPE), Yára Mattos (professora do curso de Museologia da UFOP), Carlos Alberto Santos Costa (professor do Curso de Museologia da UFRB), Marcelo Cunha (professor do Curso de Museologia da UFBA). Mediador: Anderson Clayton de Lima Santos (museólogo e gestor do Museu de Arte Popular do Recife).
16h – Mesa Redonda Políticas públicas e mercado de trabalho para museólogos: Marcia Souto (Presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE), Célio Pontes (coordenador do Museu Cais do Sertão / Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG), Maria Betânia Correia de Araújo (gestora do Museu da Cidade do Recife), Paula Andrade Coutinho (museóloga do Instituto Ricardo Brennand). Mediadora: Maria Regina Martins Batista e Silva (museóloga e Conselheira do COFEM representante do COREM 1ª Região)
Programação/Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE
19h30 – Encontro dos presidentes do COFEM e COREM 1ª Região com os alunos do Curso de Museologia da UFPE.
Serviço:
Seminário Profissionalização do Museólogo: 30 anos depois
Data: 9 de setembro de 2015
Hora: 19h
Local: Sala Calouste Gulbenkian – Fundação Joaquim Nabuco (Avenida 17 de agosto, 2187 – Casa Forte)
Redes Sociais