Curso de Direção de Arte, com Vera Hamburger, em setembro
O CANNE, em parceria com o SESC Alagoas, realiza o curso de Direção de Arte, com Vera Hamburger, em Maceió-AL, agora em setembro
Nome do curso: Direção de Arte
Oficineira: Vera Hamburger
Link do edital:
http://www.fundaj.gov.br/images/stories/canne/editais2015/EDITALDirecaodeArteAL.pdf
Currículo:
Vera Hamburger é graduada Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989, com titulação de Mestrado em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, aferido em 2014.
Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se à pesquisa e ensino sobre o mesmo tema desde 2003.
É autora do livro Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro, realizado a partir de pesquisa financiada pela Bolsa Vitae de Artes 2004, publicado pela Editora SENAC e Edições SESC, em 2014.
É curadora responsável pela publicação do Website Flávio Impériowww.flavioimperio.com.br, assim como pelo Projeto Flávio Império – digitalização do acervo do artista, elaboração de banco de dados digital realizado com o apoio do Itaú Cultural e lançado no dia 30 de maio de 2015. Na área de ensino desenvolve cursos de direção de arte e cenografia tanto em escolas de curso livre como em instituições de ensino de nível superior.
Iniciou carreira artística no teatro, com o cenário da leitura dramática de O homem e o cavalo ,texto de Oswald de Andrade, sob direção de José Celso Martinez Correa. Desde então, colabora, como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral,Eliane Caffé e Philipe Barcinski.
Em teatro e ópera fez a cenografia para espetáculos dirigidos por profissionais como João Falcão, Ernesto Piccolo, Marcelo Marchioro, Naum Alves de Souza, Andrei Serban, Jorge Takla, Bia Lessa. Em dança colaborou com a cenografia de Nazareth, uma realização do Grupo Corpo.
Na área de exposições colaborou no projeto arquitetônico da XXI Bienal Internacional de Arte de São Paulo, 1991; no projeto cenográfico da Mostra Brasil 500 anos - Módulos Arqueologia e Artes Indígenas, no ano 2000. Foi Diretora de arte e responsável pelo Projeto Expográfico da Exposição Mais de mil brinquedos para a criança brasileira, realizada no SESC POMPEIA, em 2013; responsável pela Curadoria da Ocupação Flávio Império, em parceria ao Instituto Itaú Cultural, em 2011, Curadora e Diretora de Arte da ExposiçãoCastelo Ra tim bum, a exposição,no ano 2000, entre outras.
Objetivo:
Investigar o espaço cênico cinematográfico como linguagem, mesclando atividades práticas a discussões teóricas. Os participantes devem, ao final da oficina, compreender a abrangência e especificidade do papel do diretor de arte cinematográfico; conhecer noções básicas do processo de criação e realização de um projeto; identificar e compreender a potencialidade expressiva das principais matérias e ferramentas de trabalho, assim como as relações entre os diversos departamentos e profissionais envolvidos a cada etapa de criação e realização de um projeto.
Carga horária: 40h
Público-alvo: Interessados em audiovisual e áreas afins.
Vagas: 25
Horário: De 9h às 18h (podendo ter algumas atividades no período da noite).
Período: 23 a 27 de setembro.
Local: Teatro Jofre Soares, SESC Alagoas, Rua Barão de Alagoas, 229, Centro.
Redes Sociais