Fundação Joaquim Nabuco apresenta Cinema do Museu
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) inaugurou seu novo espaço cultural – o Cinema do Museu do Homem do Nordeste (no auditório Benício Dias), em Casa Forte. Após três anos de trabalho e dedicação de uma equipe multidisciplinar, a sala foi apresentada, durante solenidade, a convidados externos.
Representando o ex-presidente Fernando Freire, a ex-diretora da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA), Silvana Meireles, falou sobre todos os processos e homenageou os profissionais envolvidos no projeto. Em sua fala, a atual secretária de Cultura de Pernambuco destacou a importância do equipamento como mais um instrumento de formação cidadã para o estado e o País. “Este é um momento especial. Foram muitas pessoas envolvidas para que esse sonho pudesse ser materializado. Acredito que equipamentos públicos devem servir para isso, fomentar a Educação e formar cidadãos. Agradecemos ao então presidente Fernando Freire que apostou, acreditou e apoiou este projeto”, afirmou.
Já o curador dos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco, o realizador Kleber Mendonça Filho, destacou os investimentos do Ministério da Educação e ratificou o compromisso em manter a mesma programação “plural, democrática, não comercial e de excelência” que marca há anos o Cinema da Fundaj. “Todos estão de parabéns. Conseguimos mostrar que é possível oferecer filmes de qualidade fora dos shoppings e essa continuará sendo a nossa marca”.
Antes de descerrar a placa de inauguração do Cinema do Museu, o presidente da Fundaj, professor Paulo Rubem Santiago, homenageou os servidores da instituição pelo esforço conjunto. “Cheguei aqui há pouco tempo e ganhei de presente um cinema. O professor Fernando Freire e todos os servidores que se empenharam neste sonho estão de parabéns. Este espaço certamente servirá aos propósitos de convergir Educação e Cultura. E graças aos profissionais que aqui trabalharam, isso será possível.”
Entre as presenças, o cônsul geral da França no Recife, Bruno Bisson; o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja; o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, professor Silvio Romero de Barros Marques e o diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, professor Helcio Mattos.
A partir de hoje (21), o espaço está aberto ao público. O filme inaugural será o inédito Que horas ela volta?, da paulista Anna Muylaert. Na semana de abertura – 21 a 26 de agosto – o Cinema do Museu irá exibir 15 filmes em diversos horários (detalhes dessa programação no site da Fundaj – www.fundaj.gov.br), e a Temporada de Abertura segue até o mês de outubro.
Redes Sociais