Cinema do Museu, da Fundação Joaquim Nabuco, será aberto ao público em 21 de agosto
CINEMA DO MUSEU, DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO, SERÁ ABERTO AO PÚBLICO DIA 21 DE AGOSTO
Com 166 poltronas, a sala – que abrirá para exibição diariamente, exceto às segundas-feiras – conta com moderno sistema de projeção e sonorização. Programação será atrelada também a eventos promovidos pelo Museu do Homem do Nordeste.
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) inaugura sua segunda sala de cinema no Recife, no próximo dia 21 de agosto. O Cinema do Museu, como foi batizado, funcionará na sede da instituição, no bairro de Casa Forte. Após a reforma do auditório Benício Dias, assinada pelo arquiteto Ronaldo Lamour, o novo espaço – que funcionará no complexo do Museu do Homem do Nordeste – será aberta ao público com a programação cinematográfica de excelência ofertada há anos pela instituição.
Com projeção digital 4K, sonorização digital Dolby de 5.1 e 7.1 canais e modernas caixas acústicas, o Cinema do Museu prevê ainda exibições em 35mm, como forma de manter espaço para a exibição de filmes de arquivo no formato tradicional.
A Fundação investiu aproximadamente R$ 1,7 mi na empreitada. Esses recursos foram empregados em obras de engenharia para adequar o local – originalmente plano – e atender às normatizações técnicas e de segurança exigidas. O montante foi utilizado também para dotar o espaço com modernos sistemas de iluminação e climatização e acomodar todas as 166 poltronas (duas destinadas a pessoas obesas e uma para pessoa com dificuldade de locomoção). Além disso, há dois espaços exclusivos para cadeirantes.
O Cinema do Museu nasce como uma das salas de cinema independente mais bem equipadas do país e ratifica o compromisso da Fundação Joaquim Nabuco com a difusão cultural de qualidade. Já consagrado, o Cinema da Fundação, em atividade no bairro do Derby desde a década de 1980, registra audiência anual média de 55 mil espectadores.
PROGRAMAÇÃO –
Para celebrar a inauguração do espaço, o Cinema do Museu terá uma programação especial, com curadoria dos responsáveis pela Coordenação de Cinema da Fundaj, o realizador Kleber Mendonça Filho e o jornalista Luiz Joaquim. A sala abrirá com uma mostra temática intitulada “O estado das coisas” que se estenderá até o mês de outubro. Serão exibidos títulos clássicos restaurados – como “O demônio das onze horas”; “Pickpocket”; “Casa de cera” e “Invasores de corpos” – e também títulos contemporâneos do cinema mundial.
Cumprindo sua função de interligar Educação e Cultura, o Cinema do Museu terá também atividades atreladas às atividades do Museu do Homem do Nordeste, no sentido de promover ações culturais e de preservação da história regional.
Redes Sociais