Incra e MST convidam a Fundaj para participar em encontros sobre Educação no Campo
Representantes do MST e do INCRA visitaram a Fundação Joaquim Nabuco na manhã da quinta-feira, dia 6 de agosto, onde foram recebidas pelo presidente da instituição, professor Paulo Rubem Santiago. Na ocasião, formalizaram convites à Fundaj de participação em encontros e congressos sobre a Educação no Campo.
O primeiro convite feito ao presidente da Fundaj foi para que a instituição faça parte do Comitê de Educação no Campo, que se realiza toda primeira terça feira de cada mês. Convite aceito e já agendado para a primeira terça feira de setembro, à tarde, na sede da Fundaj.
Giovana Silva, do INCRA, representante do Pronera – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, Lucineide Pereira, representando o Coletivo da Educação do MST e Rubneusa Leandro, coordenadora do setor de Educação do MST, estenderam à Fundaj convite de participação em mais três outras ocasiões.
Dias 31/08 e 01/09, na sede do INCRA, no Recife, um encontro sobre a conjuntura da Educação no Campo,como foco principal dentro do INCRA, abrindo espaço de diálogos com novos e velhos parceiros, com a participação das Universidades e IEFs; de 11 a 14/08, em Brasília, no Congresso Nacional de Residência Agrária; e no II Enera, Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrária, de 21 a 25 de setembro, em Luziânia-GO, 19 anos depois da realização do primeiro Enera, considerado a pedra fundamental da Educação no Campo.
Paulo Rubem Santiago explicou que é de extrema urgência e importância a recolocação da Academia a serviço da Educação no Brasil; o fortalecimento das pesquisas e outros estudos sobre os movimentos sociais brasileiros e a presença marcante dos gestores educacionais intervindo nas políticas públicas de Educação no país.
Após receber formalmente os convites, assegurou as participações de pesquisadores e/ou servidores das áreas da Educação e do Meio Ambiente da Fundação Joaquim Nabuco para apoiar essas parcerias com o INCRA e o MST.
Redes Sociais