Fundaj abre diálogo com o Legislativo
* 1º de Julho de 2015
Motivada por uma agenda de fortalecimento institucional, a Fundação Joaquim Nabuco abriu, nesta semana, uma série de diálogos com o Congresso Nacional. O intuito é ampliar o espaço de exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Fundaj, bem como atender à demanda do Legislativo, cada vez mais interessado em respaldar debates e decisões com profissionais e estudos qualificados em diversos temas. Essa foi a tônica das reuniões entre o presidente da Fundação, professor Paulo Rubem Santiago, e os presidentes das Comissões de Educação e de Cultura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Ao presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Saraiva Felipe, foram expostos os novos desafios da instituição, entre eles a realização de pesquisas qualitativas e quantitativas, em nível nacional, sobre os rumos do setor. Também foram abordados projetos futuros que estão na pauta da Fundaj, como a montagem de uma rede – com o apoio de universidades públicas – para a formação de gestores do PNE. Após a exposição de outros pontos, como a necessidade de realização de novo concurso público para a Fundaj, o parlamentar colocou o colegiado à disposição, para construir proposta de emenda coletiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Entendemos o papel e a relevância da Fundação Joaquim Nabuco e estamos aqui para auxiliar os Ministérios da Educação e do Planejamento a ter orçamento necessário para mitigar problemas mais urgentes, como a ampliação do quadro de pessoal”, comentou Saraiva Felipe.
Já na Comissão de Cultura da Câmara, a Fundação Joaquim Nabuco recebeu convite para participar de audiência pública sobre conservação de patrimônio histórico, que acontecerá no segundo semestre, no Congresso Nacional. O professor Paulo Rubem Santiago foi recebido pelo presidente do colegiado, deputado Félix Mendonça, e assessores. Na ocasião, foram destacados os trabalhos da Fundaj nas áreas de acervo, memória, conservação, patrimônio, produção de material didático, audiovisual, entre outros. E ainda discutidas as formas de atuação da instituição dentro do Sistema Nacional de Cultura, como na formação de gestores e no monitoramento das suas principais metas.
A mesma receptividade para parcerias foi expressa pelo senador Cristovam Buarque, que está à frente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Alinhado ao compromisso de reforçar e ampliar as ações da Fundaj, o parlamentar também garantiu a apresentação de emendas ao orçamento e o apoio na interlocução com o Executivo Federal, para viabilizar as demandas repassadas à instituição. “A Fundação tem caráter e missão nacional e precisa ser tratada como tal. Por isso, o mandato está à disposição, para ser apoiador de seus projetos”, comentou o senador.
Redes Sociais