Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Novas parcerias em pesquisa e formação são discutidas em Brasília (DF)
Início do conteúdo da página

Novas parcerias em pesquisa e formação são discutidas em Brasília (DF)

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2015, 13h50 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h12 | Acessos: 1070

* 1º de Julho de 2015

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) formalizou convite para que a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) integre projeto piloto que avaliará, entre outros aspectos, a situação educacional em alguns estados, fatores determinantes de eficiência da escola e a influência do ensino na realidade social. A pesquisa qualitativa foi encomendada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Durante audiência que reuniu os presidente do Ipea, Jessé Souza, e da Fundação Joaquim Nabuco, professor Paulo Rubem Santiago, foram discutidas outras agendas conjuntas para os próximos anos nas áreas de pesquisa e divulgação científica. Esse primeiro encontro institucional terá como desdobramento uma nova reunião, em Brasília (DF), ainda em julho, com o propósito de definir os projetos que serão realizados em parceria.

Já na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o professor Paulo Rubem Santiago elencou as ações na área e a estrutura hoje abrigadas na Fundação Joaquim Nabuco e sugeriu a incorporação dessas aos programas desenvolvidos pela pasta. Além disso, foi discutida com o secretário Pola Ribeiro a possibilidade de ampliação da oferta dos cursos do CANNE. No caso, não só a temática dos cursos, mas a carga horária passaria por reavaliação. Dentro do novo escopo do projeto de formação associada à cadeia produtiva do audiovisual, os cursos passariam também a ser dedicados aos professores. Inicialmente, o intuito dessa iniciativa é atender os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Por fim, foi informado que a Fundação Joaquim Nabuco estará presente no IX Encontro Nacional de Cultura, que acontecerá em Serra Talhada (PE), ofertando oficinas de audiovisual e sobre gestão cultural.

“A Fundação está situada em um contexto geográfico estratégico, onde temos interesse em atuar com mais força. Essa região, que não está no eixo Rio, São Paulo e Brasília, precisa manter e até expandir ainda mais iniciativas como estas. Por isso, o Ministério da Cultura está aberto às propostas da Fundaj. Nossa intenção é melhorar e atingir ainda variados públicos que precisam desse tipo de formação”, comentou Pola Ribeiro.

A agenda do presidente Paulo Rubem Santiago em Brasília incluiu ainda reuniões com os diretores da TV Câmara, Sérgio Chacon, e da TV Senado, Virgínia Galvez. O propósito foi iniciar contato entre a Fundaj e esses canais de comunicação para, por meio de parcerias futuras, ampliar a divulgação das atividades e produções da instituição.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.