Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundação Joaquim Nabuco terá mais protagonismo em Programas Federais
Início do conteúdo da página

Fundação Joaquim Nabuco terá mais protagonismo em Programas Federais

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 16h45 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h12 | Acessos: 1225

* 1º de Julho de 2015

A Fundação Joaquim Nabuco foi convidada a reforçar sua atuação em programas e políticas públicas federais ligadas às áreas de Educação e Cultura. Na manhã da segunda-feira (29) no Ministério da Educação (MEC), o secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, reforçou que a instituição deve romper o distanciamento geográfico e se incorporar, com mais força, às ações da pasta.

Em audiência com o presidente da Fundaj, professor Paulo Rubem Santiago, o representante do MEC apresentou um esboço de plano de trabalho onde a Fundação terá a missão de contribuir, entre outros, com a avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) e a formação dos atores educacionais, por meio de recursos como o audiovisual e a literatura.

“Precisamos trazer a Fundação Joaquim Nabuco para mais próximo do ministério. Por isso, nosso primeiro compromisso nesta nova etapa de relacionamento institucional será a realização de uma reunião entre representantes da Fundaj e outras secretarias e instituições ligadas ao MEC, como o Inep.

Nesse encontro estabeleceremos papéis e missões. Além da formação de professores, creio que a Fundação pode contribuir com outras prioridades do PNE”, comentou Luis Cláudio.

Um grupo de trabalho será formado com os representantes das secretarias do Ministério da Educação e a Fundação Joaquim Nabuco, com a previsão da primeira reunião ser ainda na segunda quinzena de julho.

Após uma explanação detalhada da missão da Fundação, de seus recursos físicos, da capacidade técnica e dos resultados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o presidente da Fundação Joaquim Nabuco colocou a urgente necessidade de recomposição dos quadros para que, de fato, a Fundaj possa responder às questões nacionais.

“O novo desafio da Fundação será colocado ao Ministério do Planejamento e vamos encaminhar este pleito (reforço de pessoal) com base no PDI que foi estruturado”, garantiu o secretário-executivo do MEC.

Ao ratificar a disposição da Fundação em contribuir com o PNE, o professor Paulo Rubem Santiago elencou algumas possibilidades de atuação.  “Já identificamos diversas linhas de pesquisa que podem subsidiar o MEC no processo de tomada de decisões e, entre outras ações, temos como capacitar educadores.

No entanto, também precisamos sanar alguns entraves burocráticos, como a chance de ofertar bolsas de estudo e a liberação para certificação de cursos de especialização”, afirmou o professor Paulo Rubem Santiago na reunião de aproximadamente duas horas.

Cultura

Na parte da tarde, o professor Paulo Rubem Santiago esteve reunido com a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Juana Nunes. Na pauta figuraram as possibilidades de integração da Fundação Joaquim Nabuco com os trabalhos de cunho artístico e educativo desenvolvidos pelo MinC.

A ideia inicial é a montagem de um plano de plano de trabalho onde a Fundaj possa atuar, por meio de pesquisas, na avaliação de programas capitaneados pelo MinC – como o “Mais Cultura” – em todo o território brasileiro.

Além disso, a Fundaj foi convidada a contribuir, com  seus especialistas e estrutura na área do audiovisual, para a elaboração e a execução de ações que cumpram a Lei 13.006, do programa Cinema Nacional nas Escolas.

As atividades da Fundação nesta agenda do Ministério da Cultura serão estabelecidas também no mês de julho em reunião com representantes da Fundação em Brasília.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.