Embaixador Israelense visita Fundaj e propõe futuras parcerias
03 de junho de 2015
O embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, aproveitou sua primeira visita oficial a Pernambuco para visitar a Fundação Joaquim Nabuco. O chefe da missão diplomática israelita foi recebido pelo presidente da Fundaj, professor Paulo Rubem Santiago, em audiência no gabinete, na tarde desta quarta-feira (03). No encontro, Mansour conheceu um pouco do trabalho desenvolvido pela instituição e sugeriu o estreitamento de relações, em diversos campos, entre o Governo de Israel e a Fundaj. “Israel e Pernambuco têm uma forte ligação histórica, a começar pelas lutas por liberdade, entre elas a religiosa. Por isso, creio que temos potencial para estabelecermos parcerias em muitas áreas. Temos muito interesse em nos associar à Fundação nos campos da Cultura e da Educação”, afirmou o diplomata.
Entre as ideias iniciais elencadas na reunião está a realização de workshops e eventos dedicados à museologia, documentação e ao audiovisual, este último, inclusive, com a possibilidade de promoção de uma semana de cinema israelita. “Vamos concretizar nossas propostas porque temos interesse em ter o auxílio da Fundaj na divulgação de elementos culturais judaicos em Pernambuco e no Brasil”, concluiu Reda Mansour que assumiu o posto no Brasil há nove meses.
O professor Paulo Rubem Santiago aproveitou a oportunidade para apresentar à comitiva todos os projetos em execução nas áreas de pesquisa, formação e memória desenvolvidos pela Fundação. Além disso, ressaltou iniciativas futuras como a Villa Digital e o Cinema do Museu que será inaugurado em breve. Ao final da audiência, o embaixador foi presenteado com quatro títulos publicados pela Editora Manssangana e visitou o Museu do Homem do Nordeste.
Além do embaixador Reda Mansour, integrou a comitiva a presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Sonia Sette.
:: Veja Galeria de Fotos da visita do embaixador israelense a Fundaj
Redes Sociais