Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Evento Comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia
Início do conteúdo da página

Evento Comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia

Publicado: Terça, 26 de Mai de 2015, 12h22 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h12 | Acessos: 1260

Para refletir sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, que é comemorado no dia 5 de junho, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através da sua Coordenação de Estudos Ambientais, e o Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do seu Laboratório de Pesquisa Integrada de Gestão Ambiental, promoveram um Dia de Conversas em torno do tema: ÁGUA E DIREITOS HUMANOS.

O Encontro aconteceu nesta quarta-feira, 3 de junho, na Sala Calouste Gulbenkian, situada na Avenida 17 de agosto, 2187, no Bairro de Casa Forte.

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, professor Paulo Rubem Santiago, discursou na abertura do evento exaltando as potencialidades da Fundaj para subsidiar políticas públicas para a cosolidação de perfis de cidades sustentáveis. "Temos a expertise para diagnosticar políticas de convivência com as mudanças climáticas, e como poderemos intervir para democratizar o acesso à água, que é um bem universal", pontuou Rubem. O pesquisador da Fundaj, Tarcísio Quinamo, comentou que a crise hídrica só será superada quando a educação ambiental for trabalhada com mais afinco na rede escolar. 

Na Mesa Redonda “Água de Qualidade: um direito à vida”, com coordenação da pesquisadora Izaura Fischer (Fundaj), os professores Hermelinda Rocha (APAC e Red Waterlat) e Leônio Alves (Prodema/UFPE) palestraram sobre princípios fundamentais para administrar a crise hídrica mundial. O professor Leôncio elencou vários pontos que considerou essenciais, como a educação ambiental que hoje é regida por Lei no Brasil, e a necessidade de intergeracionalidade das nações que obrigatoriamente devem ter compromisso com o tema. "As ações de hoje tem que ser feitas olhando para as consequências de futuro", disse Leôncio.

A professora Hermelinda Rocha elencou alguns desafios, como implicar um conjunto de normativos para fins de elaboração de políticas públicas de água e saneamento, sem esquecer de mencionar também o processo educativo/informativo contínuo, para envolver a população na solução do problema.  

O evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente teve ainda a exibição de um vídeo debate “A Lei da Água”, com cordenação de Vanice Selva (Lapiga/Prodema/UFPE) e comentários de Isabelle Meunier (UFRPE), com participação da CIEA-PE.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.