FUNDAJ RECEBE OFICINA SOBRE IMAGINÁRIO E IDENTIDADE NO NORDESTE
Nos dias 11 e 13 de maio, a Fundação Joaquim Nabuco recebe uma oficina sobre imaginário, identidade e transterritorialidade com os artistas Daniel Beerstecher e Flávia Mattar, contemplados no edital de Residências Artísticas 2015.
Os encontros acontecerão das 15 às 18 horas, na Galeria Massangana. Interessados deverão realizar inscrição através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A oficina faz parte da atual pesquisa dos artistas e pretende reunir pessoas interessadas em apresentar e discutir memórias, vivências e imagens que, para si, se relacionam ao Nordeste.
"Que imagem representa a região? O seu cotidiano, seu pertencimento?" são os questionamentos propostos na oficina.
O material apresentado pelos participantes poderá fazer parte da instalação de arte que será montada por Flávia e Daniel nas galerias da Fundaj.
Na residência que fazem na cidade do Recife, os artistas pretendem fugir do lugar comum, difundido pela mídia sobre a identidade nordestina e sobre o Nordeste, e aproximar-se do olhar das pessoas locais, que sempre residiram na região, nunca migraram para outras localidades do país, a não ser a passeio.
Os artistas pedem que os participantes olhem seus arquivos e tragam para a oficina quatro ou cinco imagens. Podem ser fotografias, gravuras, ou mesmo trechos de textos, objetos que remetam diretamente às suas vivências no Nordeste.Um local que goste, uma imagem que represente seu pertencimento à região, uma paisagem.
A oficina dialoga diretamente com o projeto proposto pelos artistas no Edital de Residências Artísticas 2015,da Fundaj, que busca refletir o ser e sentir-se nordestino a partir da perspectiva dos moradores locais da região em contraponto com a visão nos moradores do Complexo da Maré, favela do Rio de Janeiro que começou a se desenvolver a partir da década de 40 por nordestinos que migraram.
No primeiro encontro, o grupo conversará sobre o conceito da exposição e haverá uma discussão sobre as primeiras imagens selecionadas – porque pensaram nessas imagens, imagem e clichê etc.
Depois da conversa, poderão trazer novas imagens para o segundo encontro. Durante a oficina, os artistas mostrarão as falas gravadas dos moradores do Complexo da Maré, bem como o vídeo com os repentistas.
SERVIÇO:
Oficina com Daniel Beerstecher e Flávia Mattar
Fundação Joaquim Nabuco
Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte.
Galeria Massangana
Datas: 11 e 13 de Maio
Horário: 15 às 18 horas
Inscrições através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mais informações: (81) 3073-6772
Redes Sociais