Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Revista Coletiva lança edição sobre comida, cultura e sociedade
Início do conteúdo da página

Revista Coletiva lança edição sobre comida, cultura e sociedade

Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2015, 10h42 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h12 | Acessos: 1829

Comida, cultura e sociedade. Essa trinca é o tema da nova edição da Revista Coletiva (http://www.coletiva.org/), publicação eletrônica de divulgação científica da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Em uma abordagem multidisciplinar, os artigos selecionados englobam uma variedade de áreas de estudo: Antropologia, Artes, Comunicação, História, Letras e Sociologia.

Todos, no entanto, buscam compreender a relação entre esses três elementos, que está tão presente no dia a dia mas, a despeito disso, ainda é pouco explorada nas ciências humanas e sociais. 

São oito artigos sobre temas que vão da relação entre a literatura e a gastronomia à influência da imigração nas cidades nas transformações culturais da alimentação, passando por uma análise dos significados do movimento slow food.

A seção Memória discute o início das colunas de restaurantes na imprensa de São Paulo. O sociólogo Carlos Alberto Dória, autor de “Formação da culinária brasileira”, é o entrevistado da edição, que ainda traz uma reportagem sobre vegetarismo e um vídeo com Alex Atala. 

O número foi organizado pelo Coletivo Cartola, que existe desde 2011, quando suas integrantes se conheceram na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e resolveram “pensar comida”, com foco em seus aspectos socioculturais.

O coletivo é formado pela socióloga Clarissa Galvão, que pesquisa a profissionalização na gastronomia; a antropóloga Luciana Lira, cuja tese enfoca as bases simbólicas do vegetarianismo; e a jornalista Renata do Amaral, que estuda como a culinária vira gastronomia no jornalismo brasileiro. 

REVISTA – A Coletiva é dirigida a um público amplo, incluindo estudantes e professores do segundo grau, universitários, pesquisadores e interessados em ciência em geral.

A ideia é desenvolver um texto com uma linguagem acessível, porém com enfoque crítico, sendo capaz de informar os leitores sobre determinado assunto e despertar sua atenção para o problema abordado.

Em 2012, a Fundação Joaquim Nabuco recebeu o prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq, figurando entre seus principais produtos a Revista Coletiva. 

Mais informações 

Coletivo Cartola 

http://www.facebook.com/coletivocartola 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Revista Coletiva 

http://www.coletiva.org 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.