Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Dentro da programação da Semana Nacional de Museu, o Museu do Homem do Nordeste inaugura exposição de Joelson Gomes no Engenho Massangana
Início do conteúdo da página

Dentro da programação da Semana Nacional de Museu, o Museu do Homem do Nordeste inaugura exposição de Joelson Gomes no Engenho Massangana

Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2015, 17h32 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h12 | Acessos: 1369

Atendendo  ao chamado do ICOM, para a Semana Nacional de Museu, e ratificando o compromisso do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) de fomentar  a sustentabilidade ambiental, econômica e sociocultural através da formação de um público consciente da necessidade de estabelecimento de uma sociedade mais cooperativa e solidária, o Muhne inaugura, no próximo dia 23 de maio, a partir das 11 horas,  a exposição Infinitamente, do artista Joelson Gomes.

Parte da programação do Muhne para a Semana Nacional de Museus  - que, este ano, realiza-se entre os dias 18 e 24 de maio e traz como tema "Museus para uma Sociedade Sustentável" -, a exposição Infinitamente acontece no Engenho Massangana e  integra um conjunto de ações, planejadas pela equipe do Museu, que  tem como objetivo trazer a tona a reflexão em torno das questões sociais, ambientais e paisagísticas produzidas pelo desenvolvimento desordenado.

Conjunto arquitetônico rural do século XIX, composto pela Casa Grande e Capela, instalados em uma área de dez hectares, em meio a região portuária do Estado de Pernambuco, o Engenho Massangana é um dos equipamentos culturais do Museu do Homem do Nordeste e é onde o Muhne tem buscado discutir questões de território, de uso e ocupação da terra e do desenvolvimento que rompe as fronteiras geográficas entre o que é rural e o que é urbano que, no Engenho, surge no contraste entre a paisagem bucólica e contemplativa do campo e  as grandes obras imobiliárias industriais da zona portuária.

Convidado a refletir sobre essas questões, Joelson, artista cuja poética se debruça sobre questões do acelerado ritmo de vida das cidades e da ausência de espaços públicos de lazer e de contato com a natureza, propôs, para o Engenho Massangana, a exposição Infinitamente onde o artista faz, segundo Simone Luizines, coordenadora de Exposições e Ações Culturais do Museu, "uma espécie de recorte da paisagem que compõe o jardim do Engenho. Ele selecionou a parte da paisagem que lhe interessava e irá transferi-la para dentro da casa grande, compondo assim uma nova paisagem, construída a partir do olhar do artista".

A exposição permanece em cartaz, no Engenho Massangana, até o dia 26 de setembro, e a Fundação Joaquim Nabuco irá disponibilizar, gratuitamente, transporte para levar os interessados em participar da inauguração da Mostra, no dia 23 de maio. O local de encontro é a sede do Museu do Homem do Nordeste (Avenida 17 de agosto, nº 2187, Casa Forte) e a previsão de partida em direção ao Cabo de Santo Agostinho, local onde o Engenho Massangana está instalado, é às 10 horas. O retorno a Recife está previsto para as 16 horas e os interessados em usar o serviço devem ligar para o Museu e reservar sua vaga.

JOELSON GOMES - Artista visual, produtor cultural e educador. É artista inserido no circuito de arte nacional, onde participa de exposições individuais e coletivas e foi artista premiado do Salão de artes de Pernambuco (1988) e no Salão de abril de Fortaleza (1991). Dentre as últimas ações desenvolvidas pelo artista destacam-se as exposições individuais "A Casa Simples" (2006/2007) e  "Demasiadamente Simples" (2013/2014) e a residência artística desenvolvida, dentro do Projeto "Objetos Brincantes", em uma escola de educação infantil da cidade do Recife, onde o artista elaborou, a partir do contato com o cotidiano da escola e das crianças, um objeto-obra lúdico-estético para o parque infantil da unidade educacional.

Serviço

Exposição Infinitamente, de Joelson Gomes

Abertura: 23 de maio de 2015, das 11 às 16 horas

Visitação: de 26 de maio a 26 de setembro de 2015

de terça a sábado, das 9 às 16:30

Local: Engenho Massangana (PE 60 Km 10, Cabo de Santo Agostinho)

Informações e agendamentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (81) 3527-4025

*Reserva para o transporte gratuito que levará o público à abertura da Exposição "Infinitamente" do artista pernambucano Joelson Gomes, no dia 23 de maio, no Engenho Massangana, pelo telefone (81) 3073-6356, com Rafaela. As vagas são limitadas, mas ainda há vagas. Os ônibus sairão do Museu do Homem do Nordeste (Avenida 17 de agosto, nº 2187, Casa Forte) e a previsão de partida em direção ao Cabo de Santo Agostinho, local onde o Engenho Massangana está instalado, é às 10 horas. O retorno a Recife está previsto para as 16 horas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.