Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Nado, mestre do artesanato, lança CD autoral no Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj
Início do conteúdo da página

Nado, mestre do artesanato, lança CD autoral no Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 15h00 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h12 | Acessos: 1380

Músico e mestre artesão, Mestre Nado lança, no próximo dia 29 de Abril, seu primeiro CD, produzido com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, o Funcultura. Desdobramento das ações produzidas no Centro Cultural Som do Barro, o projeto do CD apresenta 6 faixas musicais autorais - todas tocadas na ocarina de cerâmica - transitando pelos ritmos do coco, frevo e xaxado.

Conhecido pela fabricação da ocarina em cerâmica - instrumento musical surgido na Europa, ainda no século XIX - Aguinaldo da Silva, o Mestre Nado, já produziu instrumentos para a Orquestra Filarmônica de São Paulo e para artistas como Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Lula Queiroga e Alceu Valença. "A produção desse CD é a concretização de mais um sonho de Mestre Nado. É uma forma de divulgação de seu trabalho e de seu instrumento musical, a ocarina. É uma forma, também, de mostrar que a cerâmica tem possibilidades que vão além do objeto decorativo." argumenta Viviane da Fonte Neves, produtora cultural responsável pelo projeto do CD.

O lançamento do CD, que se realizará a partir das 16h30, no dia 29 de abril, no Museu do Homem do Nordeste, é mais uma parceria entre o Mestre do artesanato e o Muhne que, em várias ocasiões, reconheceu a importância de Mestre Nado para cultura popular do Estado de Pernambuco.

Na ocasião do lançamento, Mestre Nado apresentará o CD, junto com seus filhos, e distribuirá 200 cópias do disco com público presente que, poderá ainda, conferir e adquirir instrumentos musicais produzidos pelo mestre.

MAIS SOBRE O MESTRE NADO - Mestre Nado é ceramista, poeta, músico, autodidata. Desde criança trabalha com o barro e hoje, aos 69 anos de idade ,vive exclusivamente do artesanato, com a ajuda de seus três filhos, Sara, Micael e Junior, no Centro Cultural Som do Barro,no bairro de Caixa D’Água / Olinda - PE. Construído, em 2008, com recursos do Funcultura, o Centro Cultural Som do Barro atende a uma população de jovens de baixa renda, oferecendo oficinas para jovens conhecerem a técnica do oleiro e a confecção de instrumento musical com a história da vida e obra do Mestre , além da realização de espetáculos e saraus.

Serviço:

O que: Lançamento do CD do Mestre Nado de Olinda.

Quando: 29 de abril, às 16h30

Onde: Museu do Homem do Nordeste, Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.