Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Acervo da Fundaj inspira dissertação em Design da Informação
Início do conteúdo da página

Acervo da Fundaj inspira dissertação em Design da Informação

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2015, 15h33 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 1600

 

Uma das maiores e mais importantes coleções de artes visuais da Coordenadoria Geral de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade – Cehibra, da Fundaj — a Coleção Almirante, de rótulos de cachaça, inspirou recentemente a dissertação de mestrado O sistema informacional de rótulos de cachaça brasileiros, defendida, na área de Design da Informação, no Departamento de Design da UFPE, pela agora mestra Swanne Almeida. A banca contou com a presença da Doutora em História Social Rita de Cássia Araújo, coordenadora-geral do Cehibra.

O estudo fez uma análise comparativa de 158 rótulos originários dos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo das décadas de 1940 e 1950 e buscou determinar padrões no sistema informacional de cada estado. Os rótulos foram abordados tanto do ponto de vista do conteúdo como de sua configuração visual. A dissertação também passou em revista as relações do Design da Informação com a memória gráfica e o contexto sócio-histórico da cachaça no Brasil, observando como toda uma época se espelhou no corpus escolhido.

A Coleção Almirante

Reunida pelo compositor e radialista carioca Henrique Domingues (1908-1980), conhecido como Almirante, a Coleção é composta por cerca de 4.300 rótulos de 19 estados brasileiros, oriundos principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Seguindo o desejo do próprio colecionador, foi adquirida por compra, em 1981, à viúva do conhecido músico brasileiro.

101


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.