Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Laboratório de Mediação Cultural no Museu do Homem do Nordeste (MUHNE), da Fundaj
Início do conteúdo da página

Laboratório de Mediação Cultural no Museu do Homem do Nordeste (MUHNE), da Fundaj

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2015, 16h30 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 1804

Entre os dias 7 e 24 de abril, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), realizará o Laboratório de Mediação Cultural, com a participação da pesquisadora e educadora Gleyce Kelly Heitor.

O objetivo do Laboratório é reunir interessados em mediação cultural, para explorar, a partir de diferentes metodologias, os potenciais educativos que englobam a Coordenadoria de Programas Educativo-Culturais (COPEC) do Muhne/Fundaj.

O Laboratório é voltado exclusivamente para estudantes universitários, mediante inscrição e seleção prévia. Além de viabilizar parcerias com as universidades, sejam públicas ou privadas, também oferece a possibilidade da abertura de um novo campo de trabalho para os universitários.

Os participantes serão convidados a pensar o lugar do educador e da educação na circulação, atualização e negociação de sentido dos discursos museológicos. Para tal, serão investigadas diferentes concepções e plataformas de mediação, a partir de laboratórios, grupos de leitura e visitas.

A formação tem como base estratégias de fomento e reflexão cotidiana da prática de mediação cultural, que entenda a mediação não apenas como uma fazer, mas como uma experiência de relação com a situação – a partir das exposições ou de outros dispositivos de diálogo – que demanda pesquisa constante, sistematização, avaliação, desconstrução e deslocamentos.

Gleyce Kelly Heitor é graduada em História (UFPE), mestre e doutoranda em Museologia e Patrimônio (Unirio). Desde 2005, trabalha com educação em museus e mediação cultural. Atuou como educadora no Instituto Ricardo Brennand (Recife, 2006 – 2009), como coordenadora do Núcleo de Arte e Educação do Museu Murillo La Greca (Recife, 2009 – 2011), como educadora pesquisadora no Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM (Rio de Janeiro, 2011 – 2012). Atualmente trabalha como assessora pedagógica no Museu de Arte do Rio ­‐ MAR, desenvolvendo, na Escola do Olhar, ações de formação com professores, formação de mediadores e visitas educativas.

Segue o link para as inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/1rhk_bdjejiqnpu38j-43rB9J3A_8NLk-iWi89fh9_9s/viewform

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.