Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Acervo do arquiteto Armando Holanda estará disponível na internet a partir de 25 de março. Fundaj foi parceira.
Início do conteúdo da página

Acervo do arquiteto Armando Holanda estará disponível na internet a partir de 25 de março. Fundaj foi parceira.

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2015, 17h18 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 2925

 

Por Alessandra Barbarini
Especial para a Ascom Fundaj 

Desenhos, croquis, projetos de arquitetura e urbanismo, memoriais de projetos. Cerca de 1.500 documentos que integram o acervo documental do escritório do arquiteto pernambucano Armando de Holanda Cavalcanti estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 25 de março, no site www.armandoholanda.com . É o resultado do Projeto Cultural Inventário do Acervo de Projetos do Arquiteto Armando Holanda, aprovado pelo Funcultura 2013, e desenvolvido pelo LIAU – Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo, ligado ao departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O lançamento do site será, a partir das 17h, no Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas. Palestras, depoimentos, mesa redonda sobre a arquitetura, a importância da preservação documental e sobre Armando Holanda estão na programação do evento.

O acervo do arquiteto pernambucano Armando Holanda, bastante conhecido pelo seu livro “Roteiro para Construir no Nordeste” e por ser idealizador do Parque Nacional Histórico dos Guararapes, foi doado em 1999 pela família à UFPE, e encontrava-se em processo de deterioração. “Em 2013, com a aprovação do projeto cultural pelo Funcultura, demos início ao nosso trabalho de conservação dos documentos. Foi constituída uma equipe multidisciplinar, que trabalhou durante um ano no LIAU. Dessa maneira, foi criada uma parceria com o Liber (Laboratório de Tecnologia do Conhecimento).

Assim, a nossa base de dados está disponível para consulta através do sistema de gerenciamento de acervos digitais – Clio”, explica a coordenadora do projeto, Adriana Freire, acrescentando que foi firmada também uma parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). “Duas técnicas em conservação foram disponibilizadas para realizar a higienização dos documentos”. O projeto contou ainda com o apoio da Facepe, financiando materiais, como o scanner, que opera com documentos tamanho A0, e do CnPq para a contratação dos bolsistas que integraram a iniciativa.

O primeiro passo para o trabalho foi o reconhecimento de todos os documentos e catalogação do acervo, que, em seguida, recebeu higienização e pequenos reparos. A terceira fase foi a digitalização. O armazenamento foi a quarta e última etapa, quando as pranchas originais foram armazenadas em dois tipos de suporte: Tubos de PVC e Mapoteca.

“A importância dessa iniciativa não é só a conservação do material, mas também a sua divulgação com o site, incentivando novas pesquisas e o reconhecimento do valor patrimonial da arquitetura moderna em Pernambuco”, declara a produtora cultural do projeto e coordenadora do LIAU, Guilah Naslasvsky. Dentro do objetivo de preservação do patrimônio documental, o laboratório já realizou o registro fotográfico do material existente na 1ª regional da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) do Recife. Aproximadamente 2.500 documentos, correspondentes a 500 projetos arquitetônicos, foram fotografados com uma máquina especial e uma mesa estativa. Guilah informa que alguns escritórios de arquitetura já entraram em contato com o LIAU para doação de materiais documentais. “Recentemente o arquiteto Jorge Martins Junior doou fotos antigas da construtora Jorge Martins. Tem gente se sensibilizando com a nossa causa. O laboratório tem bastante interesse em receber esse tipo de acervo”.

Serviço:

Lançamento do site do Projeto Cultural Inventário do Acervo do Arquiteto Armando Holanda

Data: 25 de março (Quarta-feira)

Horário: 17h

Local: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.