Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj investe na formação continuada de professores
Início do conteúdo da página

Fundaj investe na formação continuada de professores

Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 17h02 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 1495

:: Por Alexandre Zarias
  Pesquisador da Fundaj 

  

Entrevista com André de Queiroz Pereira, aluno do MPCS

 

André de Queiroz Pereira  vê o  Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS-Fundaj) como uma excelente oportunidade para professores interesssados em desenvolver integralmente suas práticas de ensino.  Aluno do curso desde 2014, ele é professor de Sociologia do Ensino Médio na  Escola Estadual Desembargador Antonio da Silva Guimarães, em  Cabo de Santo Agostinho – PE.

Aos 32 anos, com contrato temporário e licenciado em Geografia, André assumiu 17 turmas no colégio em que leciona. Seu perfil não é diferente dos mais de 2 mil professores de Sociologa no Ensino Médio de Pernambuco. Além dessa disciplina, ensina  História, Geografia e Filosofia.

Confira nesta entrevista um pouco de sua experiência na pós-graduação oferecida pela Fundaj e suas dicas para a seleção do MPCS de 2015.

 

 

 

Por que você procurou o MPCS?

André - Eu vi no MPCS uma oportunidade de me desenvolver profissional e academicamente em nível de pós-graduação. Foi minha chance de qualificar-me na carreira de professor.

 

Qual a importância desse tipo de pós-graduação voltado para professores?

André - Na pós-graduação eu posso refletir sobre minhas práticas, aprofundar conteúdos que conheço e aqueles que não conheço. O MPCS é uma oportunidade de obter novos conhecimentos no campo do ensino e aprendizagem. O curso me fez rever minhas práticas docentes. Eu mudei o jeito de dar as aulas. Agora eu me sinto mais seguro ao preparar as aulas.

 

Qual projeto de pesquisa você está desenvolvendo no MPCS?

André - Meu projeto trata da questão da cidadania na escola.  Seu título é “Meu mundo na sala de aula”.  O objetivo é investigar como as aulas de Sociologia podem contribuir para uma reflexão a respeito do exercício da cidadania em nossa sociedade.

 

Acabamos de lancar o novo edital de seleção para o MPCS. O que  você recomenda para as pessoas interessadas no curso?

André - Atentem para os itens do edital e para a bibliografia da prova de conteúdos. Considerem a legislação que diz respeito à Sociologia no Ensino Médio, especificamente, as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Façam uma proposta de projeto que tenha relação direta com o ensino de Sociologia, envolvendo professores, alunos e a escola.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.