Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > EDITORA MASSANGANA LANÇA TRÊS TÍTULOS INÉDITOS
Início do conteúdo da página

EDITORA MASSANGANA LANÇA TRÊS TÍTULOS INÉDITOS

Publicado: Sexta, 23 de Janeiro de 2015, 14h47 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 1568

 

Neste fim de janeiro de 2015, a Editora Massangana acaba de publicar três novos títulos de grande interesse público: o Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombros e Lorotas, de Rúbia Lóssio e Roberto Beltrão; Cabaceiras, Cidade Turística no Cariri da Paraíba, de Ana Cláudia Papes; e Contra a Conspiração da Ignorância com a Maldade: a Inspetoria de Monumentos de Pernambuco, de Rodrigo Cantarelli.

No Almanaque, os folcloristas Rúbia Lóssio e Roberto Beltrão comprovam, na esteira de Gilberto Freyre e Mário Souto Maior, que assombração também é coisa séria e fazem de cada mês do ano um motivo de registrar “causos, lorotas e mal-assombros” repletas de humor, criatividade e sabedoria popular.

Estudantes, pesquisadores e o público em geral encontrarão na obra personagens monstruosos, provérbios, versos, histórias e lendas populares inesquecíveis. Um livro que diverte, educa e mata a nossa curiosidade como nos tempos dos velhos almanaques.

ECabaceiras, Cidade Turística no Cariri da Paraíba, a jornalista Ana Cláudia Papes, também Mestre em Desenvolvimento Regional, estuda os impactos econômicos e culturais do projeto Turismo Histórico Cultural no Cariri Paraibano desenvolvido pelo Sebrae, deixando a mensagem que patrimônio cultural e turismo sustentável devem e podem  andar juntos.

A obra, ilustrada, faz jus às belezas naturais e à diversidade cultural de uma cidade que tem conquistado cineastas, pesquisadores, desportistas e turistas em geral.

Já Rodrigo Cantarelli, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, em Contra a Conspiração da Ignorância com a Maldade, aborda a história social e cultural do Recife no início do século 20, evocando um ambiente de debates e ideias em torno da preservação do patrimônio histórico da capital pernambucana, com destaque para a criação e as atividades da Inspetoria de Monumentos de Pernambuco.

A obra repõe em cena protagonistas culturais, a exemplo de Gilberto Freyre, Anníbal Fernandes e Mário Melo para nos lembrar, com farto uso de fontes, que cuidar do passado é uma questão sempre presente. 


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.