Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Translado da carruagem Vitória, do Museu do Homem do Nordeste, para o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano - uma aula aberta para os estudantes de museologia.
Início do conteúdo da página

Translado da carruagem Vitória, do Museu do Homem do Nordeste, para o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano - uma aula aberta para os estudantes de museologia.

Publicado: Terça, 13 de Janeiro de 2015, 10h51 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 2361

Buscando apresentar orientações sobre os processos de acondicionamento de acervos de grande porte e sua devida circulação, a equipe do Museu do Homem do Nordeste (Muhne/Fundaj) convida os estudantes, de cursos de graduação de museologia e ciências humanas, para a aula aberta “Conservação e transporte de bens patrimoniais de grande porte e circulação de acervo museológico”, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 14 de janeiro, no hall do Museu, às 9 horas. No momento posterior, acontecerá o cortejo do acervo ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).

A aula será em torno do processo do transporte e a circulação do acervo do Muhne.  Trata-se de um modelo de carruagem Vitória, de tração animal, feito em madeira, ferro, couro e tecido, com detalhes em prata e cristal. De fabricação inglesa, o nome homenageia a rainha Vitória. Pertenceu ao barão de Gurjahu, José de Souza Leão – barão em 05/05/1883. Esse tipo de veículo era usado pelas classes privilegiadas do Recife do século XIX. Doado pela família Euclides Souza Leão.

O acervo será deslocado para o pavimento térreo do IAHGP, para compor o cenário museográfico a ser criado para receber a Vitória, é uma referência a vida cotidiana da cidade do Recife no final do século XIX retratada em exposição pelo Instituto.

O Muhne/Fundaj possui algumas coleções emprestadas em forma de comodato de longo prazo com instituições públicas na esfera municipal, estadual e federal, sobretudo com o IAHGP. Tal processo muitas vezes se configura como uma cooperação museológica entre as instituições. Esta tipologia de processo vem de longa data, confirma e prolonga uma evidente reciprocidade.

Serviço:

Aula aberta: Conservação e transporte de bens patrimoniais de grande porte e circulação de acervo museológico.
Dia 14 (quarta-feira), 09h.
Cortejo para o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP): 10h.
Informações: 3073.6332

cartaz 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.