I Bienal do Livro de Pesqueira será encerrada com show de Maciel Melo
O encerramento da I Bienal do Livro de Pesqueira será marcado neste sábado (dia 13), a partir das 10 horas da manha, pelos lançamentos dos livros: Um Ensaio da Geografia Urbana: a cidade do Recife, de Josué de Castro; Arredores do Recife, de Pereira da Costa; Caminhando Numa Cidade de Luz e Sombras, de Fabiana Bruce: e Casa da Cultura de Pernambuco: uma genealogia socioespacial, de Cristiano Nascimento. Essas quatro obras foram publicadas pela Editora Massagana da Fundação Joaquim Nabuco.
Logo em seguida serão lançados os livros O Esgar da Fortuna, de Walter Alves Ramalho; Como Capturar Lampião; Lampião Conquista a Bahia; Lampião e a Maria Fumaça; Notícias sobre a Morte de Lampião; Lampião e os Interventores; e Lampião e os governadores, todos de autoria do escritor e pesquisador baiano Luiz Bonfin, considerado como um dos mais importantes estudiosos do fenômeno do cangaço. Os livros de Bonfin estão sendo comercializados no estande da Editora Massagana da Fundaj, onde o autor está sendo bastante procurado para entrevistas, depoimentos e autógrafos.
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, serão exibidos os seguintes documentários produzidos pela Massagana Multimídia, da Fundação Joaquim Nabuco: “Educadores”, que aborda aspectos da educação feita pelo idealismo e inteligência de pessoas que sonham com o ensino de qualidade para todos. “Índios Xucurus”, que trata do cotidiano dessa tribo indígena que vive há mais de 300 anos na Região da cidade de Pesqueira. “Projeto Telateatro”, que retrata o processo de criação que envolve a dramaturgia como fio condutor enfocando conexões e formas de expressão como o teatro, a televisão e o cinema; e “Poetas do Repente”, que faz uma leitura contemporânea desta arte de modo a divulgar a cultura popular nordestina nas escolas públicas de todo o País, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Este materialo bilíngue (portuguêsnglês) conta com livro didático, DVD com quatro documentários legendados e CD com trilha sonora. Além de uso pedagógico, a série também é de interesse de quem se preocupa em anter viva a cultura do País e discutir a realidade social brasileira. Esse projeto da Fundação Joaquim Nabuco foi desenvolvido em parceria com a TV Escola, do Ministério da Educação, tendo como perspectiva o universo da cultura como elemento fundamental na construção de uma educação de qualidade e sintonizada com a identidade do povo brasileiro.
No final da tarde, a partir das 17 horas, o jornalistas pesqueirense Wandeck Santiago, repórter especial do Diário de Pernambuco, estará lançando o livro Josué de Castro o Gênio Silenciado”; e o, também, jornalista pesqueirense Carlos Sinésio, secretário de Imprensa da prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, fará o lançamento do seu último livro, intitulado “Sonetos Livres”. Às 18 horas, Ana Lígia Lira lançará o livro O Diário do Silêncio; e às 20 horas o poeta, compositor e cantor Maciel Melo autografará o livro a Poeira da Estrada. Em seguida, fará pockshow, encerrando a I Bienal do Livro de Pesqueira.
Redes Sociais