45ª Reunião Ordinária do Comitê Territorial de Educação Integral nesta quinta-feira (27), na Fundaj/Casa Forte
Nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, das 9 às 16 horas, acontece, na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte (avenida 17 de agosto, 2187) a 45ª Reunião Ordinária do Comitê Territorial de Educação Integral, com a presença de 185 Secretários de Educação Municipais do Estado de Pernambuco e do Secretário Estadual de Educação.
O evento começa às 9 horas, com as boas vindas aos participantes, com Carlos Antônio Sobral, de São José do Egito (PE), e Juliane Maranhão, de Garanhuns (PE); com apresentações de ações do Programa Mais Educação em Pernambuco, e a acolhida no pátio da Fundação, com a Banda Fanfarra da Escola Presidente Costa e Silva, do distrito de Tejucupapo, de Goiana (PE). Todas essas atividades sob responsabilidade de Joanna Botelho, coordenadora do Programa Mais Educação;
A segunda pauta do evento, sob a responsabilidade de Ricardo Andrade, coordenador do Programa Mais Educação, será a apresentação de um Cordel sobre a História de Vida do Professor Fernando Freire, presidente da Fundaj, de autoria de Maria de Lourdes e Quitéria Maria, da Escola Municipal José Alves Machado, de Altinho (PE).
A terceira parte da pauta da Reunião, sob responsabilidade da coordenadora do Mais Educação, Dilma Vasconcelos, será a apresentação do saxofonista, Josino Fernando Nogueira da Silva, músico e monitor do Programa Mais Educação nas escolas Amélia Vieira de Albuquerque, Professor Cavalcanti e Dulce da Costa Lima, na Ilha de Itamaracá (PE).
Outra apresentação musical será a quarta parte da Reunião, com os alunos, Guilherme (Violão), Luciano (Cajón) e Tiago Cantor (Pandeirola), do Mais Educação da Escola Municipal Baraúnas, de São José do Egito (PE). Parte sob responsabilidade de Carlos Antônio, também coordenador do Mais Educação.
Haverá, ainda durante a manhã, a apresentação do vídeo “Homenagem ao Programa Mais Educação em Pernambuco”, o Relato de Experiência do Programa Mais Educação e da Ação Integrante Relação Escola-Comunidade, por Cícera Evangelista, coordenadora do Programa Mais Educação, do município de Afrânio (PE), e o debate “O Currículo na Perspectiva da Educação Integral: Dimensões formativas dos sujeitos, considerando não apenas os aspectos intelectuais dos estudantes, mas também os afetivos, corporais, simbólicos e éticos”.
À tarde, após o almoço, às 14 horas, haverá a apresentação, pela professora Bruna Tarcília Ferraz, da UFRPE, de um curso de aperfeiçoamento, intitulado “Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral”, que está formatado na modalidade semipresencial, tendo uma carga horária de 180 horas-aula, sendo 120 horas presenciais e 60 horas à distância.
Ao final, às 16 horas, será feito o Convite para o Dia Internacional contra a Corrupção, por Abelardo Lopez e Mariana Acioly, da Controladoria Geral da União (CGU).
Redes Sociais